No total haverá 16 lançamentos sob a égide da Stellantis no próximo ano, particularmente importante para a Fiat. Além de comemorar meio século de produção em Betim (MG), a marca italiana terá um produto inteiramente novo, não revelado obviamente. As apostas concentram-se na versão nacional do Grande Panda, já à venda na Europa.
O conglomerado vai ampliar bastante a sua oferta de híbridos com seis veículos divididos entre as cinco marcas. A Leapmotor, sócia de origem chinesa da Stellantis, também terá produção nacional, contudo em menor escala, nos regimes SKD (semidesmontado) ou CKD (totalmente desmontado), a se anunciar em breve.

Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis América do Sul, o polo automotivo de Goiana (PE) terá quatro novidades - todas com o sistema híbrido básico/semi-híbrido (MHEV, na sigla em inglês). Porém, a produção dos modelos chineses só se iniciaria no final de 2026. Os outros dois MHEV estão reservados para Betim (MG) e Porto Real (RJ). O novo SUV compacto para a fábrica fluminense, o Avenger, deverá ser um híbrido básico.
O conglomerado franco-ítalo-americano também tem no radar a oferta de um híbrido pleno (como a Toyota já oferece). Todavia, ainda não sinalizou em que modelo vai estrear, em qual de suas três fábricas brasileiras ou mesmo da Argentina, onde estão duas outras unidades fabris (Buenos Aires e Córdoba), nem o ano do lançamento.
Veja também