McLaren F1 terá substituto à altura

Projetista Gordon Murray está desenhando supercarro com menos de 1.000 kg, motor V12 e câmbio manual

  1. Home
  2. Notícias
  3. McLaren F1 terá substituto à altura
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Gordon Murray, renomado designer de bólidos de Fórmula 1 - que desenhou os McLaren que acompanharam Ayrton Senna na conquista do tricampeonato mundial -, anunciou que está trabalhando no sucessor do McLaren F1. O próximo hipercarro terá motor V12, câmbio manual e monocoque de fibra de carbono.

icon photo
Legenda: McLaren F1
Crédito: Divulgação

Os trabalhos começaram porque Murray alega que nenhum carro foi capaz de substituir a lenda McLaren F1, que foi produzido de 1993 a 1998 com número limitado de 106 unidades. Frustrado, o projetista resolveu pegar o lápis e desenhar: "eu realmente acredito que ninguém fez um McLaren F1 desde o F1. Era um carro focado no prazer do motorista, para uma pessoa, na resposta ao volante, som de V12, com toda atenção aos detalhes de engenharia, além de leveza. Não é uma crítica pela crítica, mas acho que se conseguem produzir 700 LaFerrari, dá para fazer outro McLaren F1 e já passou da hora", declarou Murray.

 McLaren F1
Legenda: McLaren F1
Crédito: Divulgação

Ainda segundo o designer, a janela para se produzir um McLaren F1 está se fechando por conta da cobrança por redução de emissões. Já no habitáculo, o motorista estará ao centro, com dois bancos posicionados ligeiramente atrás.

"A posição de dirigir em um supercarro é no centro, principalmente para encarar estradas estreitas", afirmou Gordon Murray. O projeto prevê que o modelo novo será 100 kg mais leve que o antecessor, mesmo com regras rigorosas para segurança.

icon photo
Legenda: McLaren F001
Crédito: Divulgação

"Hoje um projetista é aplaudido quando produz um carro esportivo com 1.500 kg, o que eu acho inacreditável. O novo F1 terá menos de 1.000 kg", adiantou o desenhista. A previsão de início de vendas é 2020, para uma produção limitada (com números ainda não divulgados). O valor será de aproximadamente 2 milhões de dólares, cerca de R$ 7,8 milhões.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors