McLaren P1 GTR 'vira' MP4/4 em homenagem a Senna

Divisão de operação especiais da McLaren celebra 30 anos do primeiro título mundial do piloto brasileiro Ayrton Senna

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. McLaren P1 GTR 'vira' MP4/4 em homenagem a Senna
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2018 está quase no fim, mas a McLaren resolve brindar entusiastas da marca e também os fãs de Ayrton Senna espalhados pelo mundo. Por meio da McLaren Special Operations (MSO), a fabricante britânica cria um exemplar único do P1 GTR, a versão focada em pista do hiperesportivo híbrido. A temática são os 30 anos do primeiro título mundial do piloto brasileiro na Fórmula 1 com a equipe de Woking, em 1988.

A primeira homenagem começa pelo 12º chassi construído. É o número de corrida que o McLaren MP4/4 carregou durante todo o ano de 1988 até a conquista do campeonato na última prova no Japão. Ele também pode ser encontrado na grande asa traseira. O modelo, pintado em vermelho Rocket e branco "Aniversário" faz alusão às tradicionais cores da Marlboro, principal patrocinador da equipe McLaren à época.

McLaren P1 GTR Senna
Híbrido, o P1 GTR alia o motor V8 3.8 biturbo a gasolina a outra unidade elétrica: no total são 916 cv
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O P1 GTR ainda é cheio de outros detalhes que evocam o brasileiro tricampeão de F1. Os logotipos da marca Senna podem ser vistos nas laterais de porta e bancos. A McLaren ainda colocou a bandeira do Brasil nas portas e o famoso código de barras. Essa foi a saída que a equipe encontrou na época para "tampar" o Marlboro nas corridas em países onde era proibida a propaganda tabagista, já que o patrocinador era uma marca de cigarros. A inscrição em inglês "Driver to perfection" – algo como "dirigido à perfeição" – também aparece diversas vezes. Mais de 800 horas foram gastas no processo de pintura e fixação dos adesivos reconhecendo uma série de parceiros técnicos da McLaren, passados ​​e presentes.

VÍDEO RELACIONADO

O P1 GTR sofreu várias modificações externas para aproveitar ao máximo o aumento do desempenho do motor de combustão interna. Um novo programa aerodinâmico para atingir um downforce de 800 kg. A asa traseira, inclusive, tem aletas bem maiores do que aqueles de uma asa padrão do McLaren P1 GTR - ecoando a aparência da asa MP4/4.

McLaren P1 GTR
A diferença para o P1 convencional é justamente a aerodinâmica volta para gerar maior aderência e velocidade possíveis nas pistas de corrida
Crédito: Divulgação
toggle button

O dono não terá dúvidas de que ele está sentado em algo único. Além de toda a pintura e tratamento externo no veículo, ao entrar há uma das célebres frases de Senna. "Eu não sou projetado para chegar em 2º ou 3º. Eu sou projetado para vencer". O volante multifunções feito de Alcântara com costura de cor correspondente ao monoposto de F1.

McLaren P1 GTR Senna
Uma frase de Senna assim como sua assinatura estão estampadas na carroceria
Crédito: Divulgação
toggle button

O proprietário ainda batizou o carro como "Beco", apelido de Senna. De acordo com o comunicado, a família do piloto aprovou o gesto do comprador. As placas dos carros particulares de Ayrton Senna no Brasil também tinha alusão ao apelido. Tanto o Honda NSX quanto a Audi S4 Avant carregavam as letras "BSS" ou Beco Senna da Silva". Vale lembrar que o nome Senna batiza um dos recentes produtos da McLaren.

McLaren P1 GTR Senna
O volante é feito de Alcântara e traz o logotipo da marca Senna
Crédito: Divulgação
toggle button

 

Comentários