O mês de setembro de 2025 fechou com 4.827 unidades vendidas entre carros premium. O resultado corresponde a uma alta de 8,5% em relação a agosto e a um crescimento de 27,5% na comparação com setembro de 2024.
Parte desse ganho mensal, segundo consultoria da Bright, vem do calendário do mês passado (foram 22 dias úteis em setembro deste ano contra 21 em agosto e outros 21 em setembro de 2024). Acredite: um dia a mais faz bastante diferença.
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Além disso, a média por dia útil também subiu 3,6% em relação aos meses de agosto e setembro (219 contra 212 unidades por dia) e 21,7% na comparação com setembro de 2024 (219 ante 180 unidades/dia), o que confirma a aceleração real da demanda.
No acumulado de 2025, o segmento de carros premium soma 38.609 emplacamentos, um crescimento de 4,7% em relação a 2024. Vale dizer que o mercado total de veículos leves cresceu 3,1% no mesmo período, o que significa avanço da categoria de luxo.
Canais: a venda direta ganhou peso e chegou a 33% do mix (1.595 unidades), ante 27,4% em agosto e 23,9% em setembro de 2024. Fora isso, o estudo revelou que as lojas mantiveram-se estáveis na comparação dos meses, com 3.232 unidades cada, e cresceu 12,2% no ano ante 2024 - 31% de avanço mês a mês e 76,4% de ano para ano.
Em relação às marcas, Audi, Porsche e Mercedes-Benz ganham espaço em setembro, enquanto BMW e Land Rover recuaram.
As três primeiras alemãs ampliaram presença: Audi com 3,1 pontos percentuais (de 8,2% para 11,3%), Porsche com 1,8 p.p. (7,9% para 9,6%) e Mercedes com 1,6 p.p. (de 16,2% a 17,8%). Em contraste, a BMW perdeu 4,2 p.p. (de 35,2% para 31%); a Land Rover, 1,7 p.p.; e a Mini também perdeu 1,0 p.p.
São Paulo continua como principal mercado para carros premium, com 38,5% das vendas no mês. Na região Sul, a presença se fortalece: Santa Catarina (9%), Paraná (8%) e Rio Grande do Sul (5,82%) somam 22,8% do total, indicando maior peso regional fora do eixo paulista.
Minas Gerais (7,3%), por sua vez, permanece entre os principais polos do Sudeste, ampliando a capilaridade do segmento.
Os SUVs continuam na liderança com 54,1% (2.610 unidades) de participação, mais que o dobro dos sedãs (23,5%, ou 1.132 registros) e à frente dos crossovers (15%, ou 723). Os segmentos de menor volume completam o quadro: cupês/roadsters com 4,4% (210); hatchbacks com 3% (145); e station wagons com apenas 0,1% (7).
Já os carros eletrificados consolidaram sua relevância no segmento premium em setembro, somando 2.425 unidades e alcançando 50,2% de participação - avanço de 4,5% em relação a agosto de 2025. No acumulado do ano, são 19.973 emplacamentos, um crescimento de 3,8% frente a 2024 (19.241), o que indica trajetória consistente de expansão.
Dentro do universo eletrificado, em setembro, o segmento de híbridos plug-in (PHEV) liderou com 35,4% do mix, seguido por MHEV (30,6%), BEV (29,8%) e HEV (4,2%).
Olhando para o mix total de powertrain do mercado premium, a distribuição ficou em 49,8% para os chamados carros ICE (motor a combustão). Na sequência, BEV com 15%, MHEV com 15,4%, PHEV com 17,8% e com HEV 2,1%, o que confirma que a metade do mercado premium eletrificada já é realidade - com destaque para o equilíbrio entre híbridos plug-in, leves e carros elétricos.