A primeira quinzena de julho de 2025 registrou 93.868 emplacamentos. Esse resultado representa uma leve retração frente ao mesmo período de 2024 (–3,4%) e frente à quinzena imediatamente anterior (–3,2%). Os dados são da consultoria Bright Consulting.
Ainda segundo a consultoria, o desempenho reflete um movimento de estabilidade do setor, sem sinais consistentes de aceleração, com oscilações entre varejo e venda direta. No acumulado do ano, o mercado já soma 1.223.013 unidades emplacadas, volume 4,3% acima do mesmo período de 2024, quando foram entregues 1.172.902.

O destaque do período foi o crescimento das vendas em showroom, que somaram 54.360 unidades - uma alta de 18,6% em relação à quinzena anterior. Essa recuperação indica uma reativação do varejo tradicional, que vinha em baixa desde o início do ano. Mesmo com essa reação no mês, essa modalidade acumula queda de 2,1% no ano (661.224 unidades em 2025 frente 675.560 unidades em 2024).
Por outro lado, as vendas diretas tiveram retração significativa, com 39.508 unidades - recuo de 22,8% frente a junho e de 4,2% erm relação a julho de 2024. A redução é atribuída à sazonalidade típica de julho, marcada por férias escolares, menor atividade de grandes compradores e ajustes logísticos.
A participação das vendas diretas na quinzena caiu para 42,1%, enquanto a de vendas em showroom subiu para 57,9%. Ainda assim, a venda direta acumula alta de 13% no ano, com 561.789 unidades emplacadas, contra 497.342 no memso período de 2024.
Essas variações estão relacionadas a estratégias específicas de promoções, novos modelos e ajustes de mix de produção.
No recorte estadual, São Paulo voltou à liderança nos emplacamentos da quinzena, com 25,4% de participação. Assim, ultrapassou Minas Gerais (16,6%), que havia se destacado nos últimos meses por conta da forte presença de vendas diretas. Paraná (6,7%) e Santa Catarina (5,5%) completam o ranking.
As vendas de veículos eletrificados, por sua vez, continuam crescendo. Foram emplacadas 9.768 unidades na quinzena, uma alta de 9,9% frente a junho e de 43,2% em relação à mesma quinzena de 2024 (6.268 unidades).
As montadoras chinesas mantêm trajetória positiva. A participação conjunta subiu de 7,2% em junho para 8,4% em julho, e foi sustentada principalmente pelo desempenho robusto de BYD e GWM no segmento de eletrificados.
O setor acompanha com atenção os desdobramentos do Decreto nº 12.549, que institui o programa "Carro Sustentável" e o novo modelo de IPI Verde. O programa já está tecnicamente em vigor, e poderá ser aplicado pelas montadoras assim que as fabricantes credenciarem modelos com os critérios exigidos.
O IPI Verde, por sua vez, entrará em vigor em 3 de novembro, primeiro dia útil do quarto mês após a publicação do decreto. Os efeitos práticos das duas medidas estão em análise e deverão ser comunicados oficialmente ainda nesta semana pelas entidades do setor e órgãos competentes.
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