O canal de notícias da Webmotors

Mercedes-Benz estreia nova central multimídia

Sistema fica bem mais intuitivo, entende gírias e usa Inteligência Artificial. Chega primeiro no novo Classe A.

por Karina Simões

A Mercedes-Benz escolheu a CES, maior feira de inovação e tecnologia do mundo, para apresentar ao mercado seu novo sistema de infotainment. Batizado de Mercedes-Benz User Experience, ou MBUX, o sistema traz uma interface totalmente nova e propõe uma usabilidade muito mais intuitiva e ‘conectada’ com o motorista.



A novidade chega primeiro no novo hatchback Classe A, que será lançado na Europa ainda no primeiro semestre deste ano. Depois, ele passa a equipar os demais modelos da gama. O curioso, é que a marca sempre escolhe os modelos topo de linha pra estrear novas tecnologias e agora eles fizeram o caminho inverso. O MBUX estreia em um modelo de entrada, parte da estratégia da montadora para atrair um público mais jovem pra marca.



As telas são digitais de alta resolução com interface 3-D e o usuário pode interagir com o sistema pelo usual touchpad no console central, pela tela que finalmente é sensível ao toque, pelos botões no volante ou pelo comando de voz inteligente. Ele é inteligente porque é baseado no uso da Inteligência Artificial, o que significa que ele possui habilidade de aprendizado. Quanto mais o sistema e condutor interagem, mais o MBUX aprende sobre o motorista e se adapta ao seu modo de falar e a suas preferências.



O comando de voz funciona como a Siri, do iPhone, entende 23 idiomas – inclusive português do Brasil - e até algumas gírias. Durante a coletiva da marca, o VP de mobilidade da Mercedes-Benz, Sajjad Khan, fez uma demonstração sobre uma conversa sobre o tempo e perguntou: 'Hey Mercedes, posso usar chinelo amanhã?' E o carro respondeu: 'Vai chover, melhor colocar um tênis'. Ou seja, a ideia é que você possa falar com o carro da mesma forma que você fala com seus amigos. Para ativá-lo basta dizer “Hey Mercedes”, que o sistema responde prontamente. Agora, se no carro houver uma outra Mercedes, a coisa vai ficar engraçada... 





Outro ponto interessante é que o sistema é atualizado automaticamente, inclusive incorporando novas gírias. Os usuários também podem integrar dispositivos de controle de voz como Google Home e Alexa na interface.





Pudemos testar o sistema durante uma volta em Las Vegas, Estados Unidos, a bordo do novo Classe A ainda camuflado. Sem dúvida, o MBUX além de bonito é muito mais fácil de usar. Se você procura o nome de um contato, uma cidade ou uma funcionalidade do carro, por exemplo, basta ir direto na busca, digitar o que procura e o sistema fará uma busca na nuvem. Em um ou dois segundos você visualiza as opções na tela, ou seja, acabou aquela era de navegar nos menus e submenus e perder um tempão.



E se você é um dos poucos que está acostumado a usar o touchpad, saiba que ele também ganhou atualizações. A funcionalidade que o motorista desenha as letras na base que fica no console está muito mais rápida. Agora você não precisa mais desenhar uma letra e esperar, você pode “escrever” a palavra por extenso de uma vez só que o sistema entende.


O novo Classe A deve aparecer no Brasil apenas no segundo semestre de 2018, quando poderemos, enfim, testar o sistema em português.


*Viagem feita a convite da Mercedes-Benz 


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas