O canal de notícias da Webmotors

Mercedes revela GLA elétrico com 657 km de alcance

SUV estreia plataforma inédita, plataforma de recarga ultrarrápida e versões híbridas para substituir atual geração

por André Deliberato

A Mercedes-Benz apresentou oficialmente nesta semana a nova geração do GLA, o SUV compacto da marca - que passa a ter, pela primeira vez, versões elétricas. O modelo agora é feito sobre a inédita plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA), desenvolvida para receber motores elétricos ou conjuntos híbridos.


Segundo a fabricante alemã, o carro estreia com autonomia de até 657 quilômetros segundo o ciclo europeu WLTP, além de uma arquitetura de 800 Volts e de um sistema de recarga rápida de até 320 kW. Para o Brasil, embora a filial regional não tenha emitido qualquer comunicado, vale dizer que o modelo é aguardado pelos concessionários para o ano que vem.




Veja também

Oferta Relacionada: Marca:MERCEDES-BENZ Modelo:GLA-250

Como é o novo Mercedes GLA elétrico

O lançamento marca mais um passo da estratégia da Mercedes de acabar com a linha EQ e unificar sua gama de elétricos e modelos a combustão. Assim como aconteceu com o novo CLA, o GLA deixa de ter um EQ equivalente e passa a reunir diferentes tipos de motorização em um único projeto.

E fica o recado: a expectativa é que essa fórmula seja aplicada pela Mercedes em praticamente toda a sua linha nos próximos anos.

Visualmente, o novo GLA evoluiu de forma considerável sem abandonar a identidade da geração atual. O SUV ficou maior, ganhou linhas mais arredondadas e recebeu elementos vindos dos carros elétricos mais recentes da fabricante.

A dianteira traz uma grade iluminada com estrelas integradas ao painel frontal, enquanto os faróis e lanternas passam a ter assinatura luminosa inédita. As maçanetas, agora embutidas, ajudam a melhorar a aerodinâmica, que registra coeficiente de 0,27.

As dimensões cresceram para ampliar o espaço interno: o entre-eixos ficou maior e beneficia principalmente os ocupantes do banco traseiro, enquanto um inédito porta-malas dianteiro passa a ser um diferencial só das versões elétricas.

Na cabine, o GLA incorpora praticamente toda a tecnologia apresentada pelo novo CLA. O painel pode receber o MBUX Superscreen, conjunto formado por até três telas integradas, que inclui uma dedicada ao passageiro.

O sistema multimídia usa a nova geração do MB.OS, software desenvolvido pela própria Mercedes que reúne recursos de inteligência artificial com integração ao ChatGPT, Google Gemini e navegação do Google Maps.

Qual é a motorização?

Na Europa, a linha elétrica estreia em duas configurações:


Ambas têm bateria de 85 kWh.

Outro destaque é a arquitetura elétrica de 800 Volts, que permite recargas ultrarrápidas de até 320 kW em corrente contínua. Segundo a Mercedes, 10 minutos em carregador compatível são suficientes para recuperar centenas de quilômetros de autonomia.

Já o carregamento em corrente alternada é feito com carregador embarcado de 11 kW, mas há opção de 22 kW em alguns mercados.

Além das versões elétricas, a marca garante que o novo GLA também terá opções híbridas equipadas com um motor 1.5 turbo associado a um sistema eletrificado de 48 Volts e câmbio automatizado de dupla embreagem.

Dessa forma, a empresa promete oferecer alternativas para mercados onde a eletrificação total ainda avança em ritmo mais lento, como o brasileiro.




Saiba mais:

Vídeo relacionado

Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h30 da manhã, no SBT


Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h30 da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.
Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, às 8h30, no SBT!

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas