Mas a startup brasileira Mileto Tech Motors promete reverter essa relação e trazer alternativas elétricas com valor mais atrativo.
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A montadora projeta o lançamento de carros de passeio, picapes, comerciais e de motos, com preços abaixo do cobrado atualmente.
Segundo comunicado, as motos custarão a partir de R$ 17 mil, a picape R$ 98 mil e o carro de passeio R$ 100 mil. Preço bem inferior ao que é cobrado pelo Renault Kwid E-Tech, por exemplo, que é vendido hoje por R$ 146.990 e detém o título de carro elétrico mais barato do mercado.
O portal também revela outros detalhes. Pensado para o uso urbano, o modelo deve ter velocidade máxima de 80 km/h, conjunto de baterias para rodar por até 200 km e peso bruto na casa dos 650 kg. Com esses números, é bem provável que estejamos falando de um subcompacto.
A expectativa é que esses modelos sejam fabricados na planta da Mileto Tech Motors na cidade de Porto Real, na Região Serrana do Rio — mesma região onde está instalada a fábrica da Peugeot.
De lá também está prevista a saída de um modelo comercial, que será um mini truck, e das motos elétricas. Os primeiros lançamentos da marca estão previstos para outubro deste ano.
Motos Mileto Tech Motors
Diferentemente dos carros, que tiveram poucos detalhes revelados, a situação das motos assinadas pela Mileto Tech Motors é bem mais adiantada.
A marca já revelou que serão três modelos: a primeira é a Raiden, scooter com velocidade máxima de 70 km/h e autonomia para circular por até 130 km; as outras duas alternativas são a Minato e a Rivia, que chegam a 90 km/h e podem alcançar 90 quilômetros de autonomia.
Todas têm baterias de lítio com 72V de tensão nominal. A carga completa do conjunto leva entre cinco e seis horas em tomadas comuns, de 220V.
Carros solares e impressos em 3D
A empresa não quer investir só em carros elétricos tradicionais. De acordo com o site da Mileto, fazem parte dos planos da montadora os EVS movidos a energia solar e também impressos em impressora 3D.Um comercial com carregamento via luz solar também está em desenvolvimento. O modelo deve ter capacidade de transportar até 800 kg de carga, motor de 7 cv e autonomia para até 150 quilômetros.
A parte da impressão, segundo a startup brasileira, vai facilitar o processo de produção de mais veículos, sem necessidade de reengenharia. O powertrain ficaria fixo, apenas com a mudança da carroceria. Bacana, né?
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