A Toyota Hilux é reconhecida pela sua robustez. E não sou eu quem está falando isso, mas diversos grupos armados no mundo todo que transformaram a picape média civil em uma máquina de guerra ao espetar uma metralhadora ou canhão na caçamba. Pois os australianos da Supacat resolveram levar esse conceito um pouco mais além.
A partir de uma Toyota Hilux cabine dupla comum, os engenheiros da Supacat criaram o MUV, ou Veículo Utilitário Médio em bom português. Uma picape com tração 6x6 e capacidade para levar até três toneladas de carga (bélica ou não).
O objetivo da Hilux 6x6 - ou melhor, do MUV - é ser um veículo militar de baixo custo de aquisição e operação, mas ao mesmo tempo extremamente versátil. Isso fica claro em detalhes como o parrudo para-choque dianteiro e o snorkel. Além da tração nas seis rodas, é claro.

Outra vantagem do modelo frente a um veículo militar "puro" é a mecânica vinda de um veículo civil. Ou seja: dá para comprar peças em qualquer esquina. Seja aqui ou no Afeganistão.
Falando em motorização, a picape é equipada com um motor 2.8 turbo diesel de 204 cv, que pode ser combinado com um câmbio automático ou manual. Há a opção, inclusive, de pedir uma preparação para extrair alguns cavalos a mais de potência desse propulsor de quatro cilindros.
Com uma caçamba exclusiva e modular, o MUV pode ser configurado como um veículo de transporte ou preparado para ações militares, inclusive com a instalação de um torreta de metralhadora. Como no exemplar das fotos. E aí? Vai encarar?
Importada da Argentina, a Hilux é vendida no mercado brasileiro em dez configurações diferentes, com preços entre R$ 223.490 e R$ 371.390. Todas elas civis, é claro.