Montana até tenta, mas ainda não supera a rival

A nova geração da picape foi lançada no início de 2023 e, quase dois anos depois, ainda não alcançou a concorrente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Montana até tenta, mas ainda não supera a rival
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Assim como os SUVs, o segmento e picapes está em alta no mercado brasileiro. E dentro dele há uma categoria muito interessante: a de picapes urbanas. Modelos que atuam facilmente em terrenos dentro e fora de estrada, mas que também têm condições de circular dentro da cidade sem grandes problemas. Entre os nomes de maior destaque, Fiat Strada, Fiat Toro e Chevrolet Montana.

No entanto, a picape da GM ainda não conseguiu chegar nem perto do número de vendas da sua rival, a Toro.

Gm Montana Turbo Rs 5418
A Chevrolet Montana RS compete com as versões de entrada da Toro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Montana x Toro: a rivalidade das picapes urbanas

A disputa das picapes urbanas, e com um pé no segmento de SUVs, tem sido marcada pela rivalidade entre a Chevrolet Montana e a Fiat Toro. A atual geração da Montana foi lançada no início de 2023 para tentar desbancar a Toro, líder consolidada do segmento.

No entanto, quase dois anos após sua chegada ao mercado, os números mostram que a picape da GM ainda está longe de alcançar sua principal concorrente.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Montana registrou 27.724 unidades vendidas em 2024, enquanto a Fiat Toro praticamente anotou o dobrou esse número, com 53.848 unidades emplacadas.

Esse desempenho garantiu à Toro a segunda posição entre os comerciais leves mais vendidos do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada, sua “irmã menor” e líder absoluta do segmento. Já a Montana ocupou uma distante sexta posição no ranking.

Em 2025, a tendência se mantém: até o momento, a Fiat Toro acumula 2.513 emplacamentos, assegurando o terceiro lugar no ranking, atrás da Toyota Hilux e da Fiat Strada. Por outro lado, a Montana está na sétima posição, com 1.168 unidades vendidas.

Toro consegue entregar mais diversidade

Por mais que a Montana já tenha um bom tempo de estrada, a Toro já está mais consolidada no mercado. Além disso, outro ponto a favor da picape da Fiat é justamente a maior variedade de versões e motorização.

A irmã maior da Strada tem um total de cinco versões disponíveis, e duas variações de conjunto mecânico -  1.3 turbo flex, de até 185 cv de potência,  e tração 4x2, e 2.0 turbo diesel, de 170 cv de potência, com tração integral.

A Fiat Toro tem a seu favor a diversidade de versões - incluindo a diesel
Crédito: Divulgação
toggle button

Já a Montana também tem cinco variantes, mas todas usam o mesmo 1.2 litro turbo flex, de até 141 cv de potência, e sempre com tração dianteira. Aí a competição fica relativamente restrita às variações de entrada da rival.

Ou seja, a Toro consegue abrir mais o leque e ampliar o público que muitas vezes precisa de uma picape para uso mais intenso.

No entanto, em relação ao preço, a Montana tem valores mais reduzidos que a sua rival:

Versões e preços da Chevrolet Montana:

  • MT 1.2 turbo flex - R$ 130.990
  • LT 1.2 turbo flex - R$ 137.990
  • LTZ 1.2 turbo flex - R$ 151.990
  • Premier 1.2 turbo flex - R$ 159.990
  • RS 1.2 turbo flex - R$ 163.990
  • Versões e preços da Fiat Toro:

    • Endurance Turbo 270 flex AT6 - R$ 155.990
    • Freedom Turbo 270 flex AT6 - R$ 165.990
    • Volcano Turbo 270 Flex AT6 - R$ 182.990
    • Volcano Turbodiesel 4x4 AT9 - R$ 201.990
    • Ranch Turbodiesel 4x4 AT9 - R$ 219.990
    • [embed]

      Comentários
      Wid badge