A nova geração da Chevrolet Montana será lançada oficialmente esta semana e a do Nissan Sentra está prevista para março próximo. Mas, antes mesmo dos dois carros chegarem, às lojas, o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) revelou o consumo dos dois modelos, aferido no programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
A nova Montana será vendida em quatro versões - LS, LT, LTZ e Premier. As duas primeiras virão com câmbio manual de seis marchas, e as outras duas terão transmissão automática de seis velocidades. Todas terão o mesmo motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgf.m com etanol (132 cv e 19,4 kgf.m com gasolina). É o mesmo do SUV Tracker.
O consumo das versões manuais ainda não era conhecido, já que a Chevrolet havia anunciado pré-venda apenas das duas automáticas - e, portanto, suas especificações já haviam sido mostradas.
As Montana LS e LT têm consumo aferido de 8,3 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, as médias sobem para 12 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
Para rankear os veículos, porém, o Inmetro usa como parâmetro de gasto de energia o volume de Megajoules por quilômetro rodado (MJ/km). E, neste critério, a Montana anotou 1,70 MJ/km. Assim, recebeu classificação "A" no segmento de picapes compactas e "B" no geral.
Vale lembrar que as versões LTZ e Premier com câmbio automático tem consumo aferido de 7,7 km/l na cidade e de 9,3 km/l na estrada com álcool, números que melhoram para 11,1 km/ e 13,3 km/l com gasolina. Assim, anotam rendimento energético de 1,81 MJ/km e recebam classificação "B" no segmento de picapes e "C" no geral.
Para comparar, a Fiat Strada recebeu classificação "A" em todas as versões, com rendimento energético de 1,61 MJ/km na versão 1.3 com câmbio CVT e de 1,72 MJ/km nas versões com o motor 1.4 Fire e câmbio manual de cinco marchas).
Já a Renault Oroch anotou 1,93 MJ/km nas versões com motor 1.6 e 2,01 MJ/km com motor 1.3 turbo, e por isso, recebeu a classificação "E". A Fiat Toro, por sua vez, teve rendimento de 2,13 MJ/km na versão Volcano com o motor 1.3 turbo e de 2,15 MJ/km na versão Freedom com o mesmo powertrain. E nas versões com o motor 2.0 turbodiesel anotou 2,33 MJ/km nas opções Ranch e Volcano e de 2,44 MJ/km na configuração Ultra.
O Sentra chegará em março com motor 2.0 a gasolina, que rende 151 cv de potência e 20 kgf.m de torque. O modelo antecessor era flex, mas rendia menos - 140 cv. Pois bem, segundo o PBEV do Inmetro, seu consumo médio é de 11km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Além disso, seu rendimento energético é de 1,79 MJ/km. Por isso, essa nova geração do Sentra recebeu classificação "A" em sua categoria - sedãs médios -, mas também levou a classificação "C" no ranking geral. Para comparar, o Toyota Corolla 2.0 faz 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, e seu rendimento energético é de 1,68 MJ/km.
O Sentra será vendido em três versões - Sense, Advance e Exclusive -, todas com a mesma motorização. O que vai variar é a lista de itens de série, que incluirá desde seis airbags, multimídia de sete polegadas e três modos de condução a frenagem de emergência e alerta de colisão frontal e iluminação full-LED, dependendo da versão.



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