O canal de notícias da Webmotors

Motor V12 aspirado vai equipar Ferrari Purosangue

CEO confirmou que primeiro utilitário da marca italiana usará propulsor já conhecido, e não terá qualquer eletrificação

por Roberto Dutra

O lançamento do primeiro utilitário esportivo da Ferrari - batizado de Purosangue - já não é segredo há algum tempo. Mas uma pergunta atormentava os fãs, admiradores, clientes e usuários da marca: qual seria a motorização desse novo modelo? É que rumores davam conta de que o modelo poderia surgir com eletrificação total ou parcial.

Pois bem, o CEO da marca, Benedetto Vigna, tratou de acabar com as dúvidas: o SUV usará o já conhecido motor V12 aspirado da Ferrari. Vigna fez a revelação durante a apresentação do balanço financeiro do primeiro trimestre. O executivo disse ainda que testou a Purosangue pessoalmente nas colinas perto da fábrica de Maranello, e que o carro será tão potente, ágil e esportivo quanto os outros modelos da marca.
Com a notícia, foi descartada a possibilidade de alguma eletrificação no utilitário. A potência, porém, não foi divulgada, mas o motor Ferrari V12 aspirado atinge no máximo 830 cv - na calibragem feita para o modelo 812 Competizione. Não é bolinho, não: são 180 cv a mais que no Lamborghini Urus, um de seus principais rivais. É possível que na Purosangue a potência seja reduzida para uns 800 cv, mas isso apenas a igualaria ao modelo Ferrari 812 Superfast "normal" e a tornaria o utilitário esportivo mais potente do mundo.

Novidades além da Ferrari Purosangue

Quanto aos resultados financeiros, tudo parece ir bem na Casa de Maranello. No primeiro trimestre de 2022 a Ferrari entregou 3.251 carros no mundo, um número 17% superior ao do mesmo período em 2021, quando entregou 2.771 unidades. Além disso, o lucro líquido chegou a 239 milhões de euros, o que representou um crescimento de 16% em relação ao primeiro trimestre de 2021.
Adiantamentos das pré-reservas da Daytona SP3 e de outros modelos, que cobrem um período que vai até meados de 2023, foram os principais responsáveis pelos bons resultados. As entregas da Purosangue começam em 2023, quase toda a produção dos modelos Roma, SF90 Stradale, SF90 Spider e Portofino M já está vendida, e as Ferrari Monza SP1 e SP2 chegaram ao final da produção limitada de 40 unidades com fila na porta.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas