Manter os tributos do veículo em dia vai muito além de uma obrigação burocrática: também evita multas. Um levantamento da Zapay, em parceria com o Sem Parar, revela que milhares de motoristas continuam circulando de forma irregular no Brasil — e sendo multados por isso.
Só no estado de São Paulo, foram mais de 2,3 milhões de infrações relacionadas a tributos entre janeiro e agosto de 2024 - alta de mais de 20% em relação a 2023.
A campeã das autuações foi a falta de licenciamento, com quase 850 mil motoristas flagrados apenas em São Paulo — um crescimento de 24%.
Na sequência, aparecem os estados do Ceará, com 141.433 autuações, e Minas Gerais, com 139.134. As informações são de um levantamento realizado pela Unicamp.
De acordo com o estudo da Zapay e do Sem Parar, são três as infrações que mais afetam os motoristas que negligenciam os débitos veiculares:
Infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo. Em São Paulo, mais de 35% da frota estava com o IPVA em atraso em novembro de 2024, o que automaticamente impede o licenciamento.
O IPVA atrasado por si só não gera multa imediata, mas impede o licenciamento. Resultado: se o condutor for parado, será autuado por circular com veículo não licenciado, com as mesmas penalidades do item anterior.
Quem tem multas em aberto também fica com o licenciamento bloqueado. Isso significa que, além da autuação por veículo irregular, o condutor pode sofrer multa de mora, inscrição em dívida ativa e até apreensão do carro.
Com o vencimento do licenciamento se aproximando em vários estados, este é o momento de conferir a situação do seu veículo.
Plataformas homologadas por Detrans em todo o país oferecem formas de consultar e parcelar débitos com facilidade.
Além de evitar multas e apreensão, manter os tributos em dia é essencial para quem quer vender o carro, renovar o seguro ou evitar dores de cabeça em blitzes.



Email enviado com sucesso!