Museu levará carros icônicos no Salão do Automóvel

Modelos que marcaram época voltam à mostra em exposição organizada pelo fascinante museu de Campos do Jordão (SP)

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Roberto Dutra
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O automóvel como fio condutor para contar a história e ativar lembranças: essa é a estratégia do CARDE, o museu de automóveis Campos do Jordão (SP), a 170 quilômetros de São Paulo.

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    Quem visita o museu confere não apenas os carros em exibição, mas também faz uma viagem no tempo. E essa viagem poderá ser repetida no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os próximos dias 22 e 30 de novembro no Distrito Anhembi, na capital paulista.

    Esportivo dos sonhos, o Jaguar XJ220 estará no Salão de São Paulo - na exposição do museu CARDE
    Crédito: Divulgação
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    Uma irresistível seleção de clássicos

    O CARDE fará uma exposição própria com modelos que marcaram época no Brasil. Estarão lá, entre outros, uma Kombi Turismo, da 1ª edição do evento, em 1960, esportivos dos sonhos, como o Hofstetter e a Ferrari F40, e ainda Brasinca Uirapuru STV, Dodge Charger R/T, Volkswagen SP2, Volkswagen Gol GTi e Jaguar XJ220.

    "São modelos realmente especiais, que mostram o que habitava o imaginário dos apaixonados por carros nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Tenho certeza que, ao verem esses automóveis, muitas pessoas terão lembranças. No CARDE vemos essas conexões todos os dias", conta Luiz Goshima, diretor do museu CARDE, em Campos do Jordão.

    Essas raridades, inclusive, estiveram presentes na mostra desde sua primeira edição, em 1960, como a Volkswagen Kombi Turismo, um tipo de Motorhome, para viagens em família.

    A Kombi Turismo simbolizava o espírito de liberdade e descoberta que marcou a década. Produzida pela Volkswagen do Brasil, era baseada na Kombi, mas tinha detalhes voltados ao conforto e para a experiência de viagem, como acabamento interno aprimorado e janelas panorâmicas que ampliavam a visibilidade.

    Uirapuru teve apenas duas unidades produzidas

    Outro destaque na mesma década foi o STV Uirapuru, um dos mais espetaculares automóveis fora de série já fabricados no Brasil. Com cerca de apenas 70 unidades produzidas, em 1966 ele foi apresentado pela primeira vez em versão conversível pela STV, empresa que adquiriu o projeto da Brasinca. O modelo esteve no Salão de 1966, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Ibirapuera.

    Carde Museu Do Automóvel (4)
    Crédito: Divulgação
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    Construído pela Sociedade Técnica de Veículos Ltda. (STV), capitaneada por Rigoberto Soler, o novo modelo exibia carroceria sem capota e faróis dianteiros retangulares, atualizados. Tinha motor de seis cilindros e 4.2 litros, que rendia de 162 cv, 171 cv ou 177 cv de potência, dependendo dos opcionais de desempenho escolhidos. NO final das contas, apenas dois exemplares foram fabricados.

    Já o Dodge Charger R/T esteve na mostra em 1970 - já no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Lançado em 1971, foi um dos grandes símbolos da era de ouro dos "muscle cars" nacionais. Tinha um poderoso motor V8 de 5.2 litros e 215 cv de potência, e um design agressivo e sinstro.

    Volkswagen SP2 virou raridade cara e cobiçada

    O Volkswagen SP2, por sua vez, foi uma das estrelas do Salão de São Paulo de 1972. Produzido por um curto período, é considerado o primeiro projeto totalmente desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e tentou brigar com o Puma, outra esportivo que marcou a época.

    O Volkswagen SP2 será uma das estrelas na exposição do museu CARDE no Salão de São Paulo
    Crédito: Divulgação
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    Chegou a ter duas versões - SP1 e SP2 -, que diferenciavam-se pelos detalhes internos e pela potência do motor boxer de 1.6 ou 1.7 litro - 65 cv ou 75 cv, respectivamente.

    O SP2 durou pouco, mas virou cult e hoje é um modelo raro, caro e cobiçado. Menos de 11 mil exemplares foram construídos entre 1972 e 1975, dos quais apenas 88 da versão SP1.

    Hofstetter: um projeto inusitado

    Por fim, também o Hofstetter também estará no Salão deste ano. Representante de uma das mais ousadas iniciativas da indústria automobilística nacional e criado por Mário Richard Hofstetter em 1975, o Hofstetter 001 que será exposto no estande do CARDE é um protótipo absolutamente singular no panorama automotivo brasileiro.

    Sua carroceria foi construída em tecido de fibra de vidro, enquanto o chassi, derivado de um protótipo de corrida da Divisão 4, recebeu uma estrutura multitubular em tubos de aço trefilado, revestida por chapas de duralumínio. O conjunto mecânico utilizava motor Cosworth Hart em posição central, câmbio Hewland e freios a disco nas quatro rodas.

    Seu desenho original data de 1973, concebido por um jovem brasileiro de apenas 16 anos, que incorporou soluções estéticas e funcionais ousadas, inspiradas em protótipos contemporâneos como o Alfa Romeo Carabo (1968), do Studio Bertone, e a Maserati Boomerang (1971), de Giorgetto Giugiaro.

    Com apenas 99 cm de altura, o 001 tinha portas em asa de gaivota e faróis escamoteáveis. Depois de muitas modificações, foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1984. Apenas 18 unidades foram fabricadas.

    Vale a pena conhecer o museu CARDE

    No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surgiu como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal.

    Inaugurado em 28 de novembro de 2024, o museu tem uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — se tornaram parte da trajetória do nosso País.

    O museu CARDE tem muitas raridades, como esse Duesenberg Model J Limousine
    Crédito: Divulgação
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    Serviço - Salão do Automóvel

    O Salão do Automóvel de São Paulo 2025 acontecerá de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, no novo complexo do pavilhão do Anhembi, localizado na Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, Zona Norte de São Paulo – SP.

    Haverá uma avant-première para convidados no dia 21/11, a partir das 19h. O local foi reconstruído, mas é o mesmo que recebeu o evento de 1960 a 2014. Em 2016 e 2018, o evento aconteceu no complexo "SP Expo", na rodovia dos Imigrantes, zona sul.

    Os horários variam conforme o dia:

    • Dias 22 e de 24 a 28: das 12h às 21h (entrada até 20h)
    • Dias 23, 29 e 30: das 10h às 21h (entrada até 20h)
    • Ingressos (valores do segundo lote):

      • Entrada regular: a partir de R$ 126 (meia a partir de R$ 63)
      • Entrada VIP: a partir de 530 (permite acesso ao Dream Lounge)
      • Avant-première (dia 21): R$ 1.000
      • Como chegar: o Anhembi é acessível por transporte público (transfer gratuito da estação Portuguesa-Tietê do metrô), por táxi, apps de mobilidade - como Uber e 99 - e tem estacionamento no local (sem valor divulgado).

        Mais informações e compra de ingressos para o Salão do Automóvel de São Paulo no site oficial: https://www.salaodoautomovel.com.br/.

        Veja também

          O que não perder no Salão de São Paulo? Confira no vídeo abaixo!

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