Na pista, movido por combustível neutro de carbono

Com motor V6 de 450 cv, o Nissan Z Racing Concept é um Z GT4 aprimorado e vai competir em prova de turismo no Japão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Na pista, movido por combustível neutro de carbono
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Nissan vai participar da corrida de Fuji Super Tec 24h com um conceito do esportivo Z abastecido por combustível neutro de carbono. Chamado de Nissan Z Racing Concept, a versão "verde" do duas portas tem motor capaz de render até 450 cv e mecânica exclusiva.

O conceito é uma versão melhorada do próprio Nissan Z GT4, a versão mais parruda do esportivo que é feita exclusivamente para as pistas. A principal mudança, é claro, está no tanque de combustível.

Nissan Z Racing Concept Destaque
A participação do conceito na prova servirá de laboratório para a Nissan aprimorar o uso do combustível neutro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A motorização é a mesma anunciada para a versão GT4 - V6 3.0 litros twinturbo, capaz de gerar até 450 cv de potência e 48,4 kgf.m de torque. A transmissão é do tipo automatizada, com dupla embreagem e seis marchas.

O modelo também passou por melhorias nas suspensões e nos freios. A parte aerodinâmica foi outro foco dos engenheiros da divisão esportiva Nismo, assim como os sistemas de resfriamento do motor.

O esportivo recebeu melhorias nas partes aerodinâmica e de refrigeração, entre outras
Crédito: Divulgação
toggle button

As melhorias são visíveis ao observar o para-choque dianteiro do conceito. Diferentemente da peça instalada no Z GT4 de pistas padrão, a versão mais furiosa explora bem mais a tomada de ar, deixando quase toda a parte frontal aberta e apenas com grades protegendo o sistema de refrigeração.

Há também dois spoilers grandes presos nas extremidades do para-choque para conduzir o ar e melhorar a aerodinâmica. Atrás, o aerofólio ganha uma curvatura nas pontas e duas peças que parecem "barbatanas" e servem para cortar o vento.

O modelo usa motor V6 3.0 litros twin-turbo capaz de gerar até 450 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

De acordo com a Nissan, o uso do conceito na prova permitirá que a montadora colete dados necessários para a expansão dos modelos baseados no combustível neutro.

"No aspecto sustentabilidade, estamos assumindo novos desafios para expandir nosso potencial no automobilismo", disse Takao Katagiri, chefe do Escritório da Unidade de Negócios de Automobilismo da Nissan e presidente da NMC.

Nissan Z no Brasil

A linha Z da Nissan foi vendida por aqui no início dos anos 2000, com o 350Z e depois, no início dos anos 2010, com o 370Z. Esse último, inclusive, esteve disponível até 2014. Importado, o modelo tinha motor aspirado V6 3.7 litros, que entregava 328 cv de potência e 37 kgf.m de torque.

O Nissan 350Z foi vendido no Brasil no início dos anos 2000. Tinha 280 cv de potência
toggle button

O esportivo de tração traseira tinha câmbio manual de seis marchas e acelerava de zero a 100 km/h em empolgantes 5,3 segundos. A velocidade máxima do modelo era 250 km/h.

Comentários
Wid badge