A Mitsubishi surpreendeu os fãs de automóveis ao revelar a segunda geração do SUV ASX. Apesar da expectativa de que o modelo seria derivado do Renault Captur (o europeu, não o brasileiro), a marca japonesa foi além e transformou os dois modelos em irmãos gêmeos automotivos.
Geralmente, casos como o do novo ASX acontecem quando duas ou mais marcas de um mesmo grupo industrial querem expandir a sua linha de produtos fazendo um investimento mínimo em desenvolvimento. É o caso da Mitsubishi, que é parte de uma aliança industrial com a Renault e a Nissan. Daí que o novo ASX é praticamente igual ao Captur europeu.
Veja a seguir esse e outros casos de irmãos gêmeos automotivos - veículos idênticos que são vendidos por marcas diferentes, apenas com mudança de logotipos.

Lançado em 2010 como um SUV feito sobre a base do sedã médio Lancer, o modelo da Mitsubishi permaneceu em linha até o ano passado em diversos mercados. Inclusive no Brasil, onde nos últimos anos era conhecido como o Outlander Sport.
Agora, o modelo passa a ser um Renault Captur de segunda geração com os logos da Mitsubishi. Feito sobre a plataforma CMF-B, compartilha com o SUV francês toda a carroceria e a linha de motores híbridos.
O lançamento do novo Mitsubishi ASX no mercado europeu está programado para o início de 2023.
Ainda falando de Renault, o Ford Corcel brasileiro não era o único produto derivado do francês Renault 12 no mundo. A romena Dacia iniciou, em 1969, a fabricação do sedã 1300.
O modelo romeno era o Renault feito sob licença, mas com logotipos da marca estatal criada pelo então regime socialista do país europeu.
Com o passar dos anos os dois modelos tiveram trajetórias bem distintas. A Dacia Pick-Up, o último projeto baseado na estrutura do Renault 12, deixou de ser produzida pela marca romena apenas em 2006.
A Stellantis é uma das empresas que mais recorrem a esse artifício dos carros gêmeos. Um exemplo disso no mercado brasileiro é o do furgão Peugeot Partner Rapid, lançado em maio último.
O modelo é produzido em Betim (MG) junto com o irmão gêmeo Fiat Fiorino. Ambos compartilham o mesmo conjunto mecânico, se diferenciando por detalhes como a grade frontal, as calotas e os borrachões na carroceria.
E falando em veículos comerciais, outro exemplo de gêmeos na Stellantis é o trio Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy: todos baseados no mesmo projeto.
Minivan derivada da família Astra, a Chevrolet Zafira fez bastante sucesso no Brasil dos anos 2000 e ainda segue como uma opção acessível de carro usado de sete lugares. O que nem todo mundo sabe é que a japonesa Subaru vendeu o modelo no Japão com a sua marca.
Em busca de um monovolume para completar a sua linha, a Subaru firmou um acordo com a General Motors para importar unidades da Zafira feita na Tailândia com o seu logotipo e o nome Traviq.
Essas eram basicamente as únicas alterações do modelo, que tinha os motores da linha Opel no lugar dos motores boxer tradicionalmente usados pela Subaru. O modelo foi oferecido no mercado japonês entre 2001 e 2004.
A Innocenti é uma marca italiana que produzia carros britânicos sob licença, até ser adquirida pela Fiat em 1990.
Antes do encerramento definitivo da marca, em 1996, ela ficou conhecida no país europeu por oferecer os carros da Fiat brasileira com outro logotipo. O primeiro modelo foi a station wagon Elba, que virou Innocenti Elba na Itália. Já o segundo produto foi o Fiat Uno Mille, importado do Brasil e vendido com o logo da empresa.
Esse novo nome (e marca) era justificado pela diferença entre o carro brasileiro e o Fiat Uno feito na mesma época na Itália, que apesar do visual semelhante era bem diferente mecânica e estruturalmente.
Fechando a lista dos irmãos gêmeos automotivos está o Volkswagen Polo Classic. Modelo baseado no três volumes espanhol Seat Córdoba de primeira geração.
Por conta desse parentesco com o modelo espanhol, o Polo Classic era bem diferente do hatch da mesma geração, com entre-eixos mais longo e elementos estéticos distintos, como a dianteira.
Lançado no Brasil em 1996, o Volkswagen Polo Classic era importado da Argentina. Foi inicialmente oferecido apenas com o motor 1.8, embora unidades com o motor 1.0 16V tenham chegado ao nosso mercado. Saiu de cena em 2002.