São três versões de acabamento. Desde a EX (R$ 108.300)* e a EXL (R$ 114.700)*, até a Touring (R$ 123.100)*, toda a linha vem recheada de tecnologia em conjunto com a eficiência do novo motor 1.5 com injeção direta, o conforto do câmbio automático do tipo CVT e a segurança embarcada com itens de condução semiautônoma.
Esse mesmo conjunto mecânico estará na versão hatchback. Esta inédita carroceria da linha City abre sua pré-venda em janeiro de 2022, com o lançamento oficial previsto para março e em duas configurações. E assim como o sedã, vai agregar requinte e elevar os padrões do segmento em termos de design, qualidade de construção, segurança, equipamentos, conforto e eficiência energética.
Design refinado
O New City conseguiu aliar um desenho moderno e sofisticado ao mesmo tempo. O sedã ganhou 9,4 cm de um para-choque ao outro, e se tornou o modelo mais comprido da categoria, com um total de 4,54 metros.
Isso com uma dose elegante de esportividade, garantida pelo conceito low & wide - e pelos 5,3 cm a mais na largura. Com seu porte carregado de personalidade, o New City passa uma sensação de pertencer a um segmento superior de mercado
O sedã já chama a atenção pela dianteira, onde predominam os elementos mais retilíneos. Os faróis principais com pequenas seções circulares de LEDs são uma espécie de cartão de visitas tecnológico. Eles são integrados por uma barra cromada com a marca da Honda na ponta e a fina grade trapezoidal mais abaixo.
O para-choque expandido traz nichos geométricos para abrigar os faróis de neblina e reforça a boa largura do modelo. Destaque ainda para o capô levemente abaulado e com dois vincos proeminentes.
Visto de perfil, chama logo a atenção o desenho marcante. O vinco que corta toda a carroceria, a linha de cintura reta e o caimento da terceira coluna passam uma sensação de movimento e arrojo ao carro. E novamente reforçam a impressão de que o City é um sedã maior.
Contribui para esta percepção também o terceiro volume da carroceria, curto, mais alto e com um sutil spoiler perfeitamente integrado à tampa do porta-malas. Além da faixa de LEDs das lanternas que invadem as laterais. Esta sequência de LEDs faz parte do conjunto ótico traseiro, que também adota um padrão mais horizontalizado e se harmoniza com o desenho repleto de saliência e cavidades da tampa traseira.
De volta às laterais, destaque ainda para as rodas de liga-leve do New City, de série em todas as versões com aro de 16”. Já os retrovisores externos, que na geração anterior estavam fixados próximos à base da coluna dianteira, agora estão mais recuados e posicionados na porta, o que resulta em melhoria da visibilidade do motorista.
Toda esta elegância no design ainda é acompanhada de uma paleta de cores condizente com a proposta do New City, e que tem duas novidades: a metálica Azul Cósmico e a perolizada Branco Topázio. Elas se juntam aos tons Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum e Cinza Barium (metálicos) e Preto Cristal (perolizado), totalizando seis opções.
Cabine
O requinte inerente ao New City também está presente no habitáculo do sedã. O modelo adotou um estilo mais minimalista e clean na cabine, com materiais de qualidade, fechamentos precisos e capricho nos revestimentos. As texturas suaves agradam ao tato e aos olhos - destaque para os detalhes de couro. No painel, linhas mais horizontais, enquanto os LEDs iluminam o ambiente de forma elegante.
Os bancos do New City (de couro nas versões EXL e Touring) proporcionam conforto e ergonomia, com abas laterais que seguram bem o corpo do motorista e do carona, e bom suporte lombar, classificados como Bancos com Estabilizador Corporal.
A percepção premium no interior fica ainda maior com a opção de couro claro. A combinação é possível para os compradores do City Touring nas cores Azul Cósmico, Cinza Barium e Branco Topázio.
Espaço interno
O ganho de dimensões do New City propicia ainda mais conforto para todos os cinco ocupantes. Com bons 2,60 metros de entre-eixos, o banco traseiro acomoda até três adultos com bom vão livre para pernas, joelhos e cabeças. Já o New City Hatchback se inspirou na versatilidade do Fit. O modelo será dotado do consagrado Magic Seat, o exclusivo sistema de modularidade de bancos da Honda, com quatro modos de utilização: Utility, Long, Tall e Refresh.
No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume - capacidade maior que a do próprio Fit. Esta flexibilidade permite transportar objetos de diferentes dimensões na cabine (desde uma prancha de surfe até caixas altas) e rebater encostos de diferentes formas capaz de transformar o interior do New City hatchback em duas camas.
O tamanho do sedã também garantiu um dos maiores porta-malas da categoria - e maior até do que os de muitos sedãs médios. Com 519 litros, o espaço tem capacidade para receber malas grandes e médias, e sua concepção em “V” ainda facilita a colocação das bagagens.
Eficiência sob o capô
A terceira geração do City no país é inovadora em todos os sentidos, e a mecânica não ficou de fora. Sedã e hatchback são equipados com o inédito motor 1.5 16V DI DOHC. O propulsor com injeção direta, comando duplo no cabeçote e o consagrado sistema i-VTEC resultam em uma potência de 126 cv a 6.200 rpm, número que supera o de muitos motores turbo da categoria.
O comando variável de válvulas i-VTEC ficou ainda mais afinado neste New City. Isso porque o eixo comando de válvulas de admissão recebeu o VTC (Variable Timing Control), novo componente que controla a sincronização do conjunto, retardando ou avançando a abertura e fechamento das válvulas.
Juntos, VTC e i-VTEC fazem o motor trabalhar de maneira otimizada em toda a sua faixa útil. Isso é notado especialmente nas boas acelerações e arrancadas do New City.
Ao mesmo tempo, o tradicional câmbio continuamente variável (CVT) recebeu nova calibragem para proporcionar ainda mais conforto, segurança e agilidade ao desempenho do carro. A transmissão mantém a suavidade no rodar, especialmente em retomadas ou ao vencer lombadas, e passa a se valer de dois novos recursos nesta nova geração do City.
Um deles é o Paddle-shift, que ressalta uma proposta mais esportiva de condução. Quando o motorista pisa fundo no acelerador (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, pontuando bem as mudanças enquanto o carro desenvolve - tudo para acentuar a sensação de esportividade.
Já o EDDB (Early Down-shift During Braking) funciona em situações de descida de serra ou de ladeira. Ao detectar que o motorista está acionando o freio para conter o ganho de velocidade do carro por conta da inclinação, o EDDB ativa uma relação de marcha mais curta, aplicando assim o efeito de freio-motor.
Toda essa tecnologia embarcada no conjunto mecânico do New City se reflete, na prática, em baixo consumo. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o sedã tem nota A em eficiência energética com médias na cidade de 9,2 km/l com etanol e de 13,1 km/l, com gasolina. No ciclo rodoviário, os números ficam em, respectivamente, 10,5 e 15,2 km/l.
Dirigibilidade
O New City adota uma moderna arquitetura veicular, com aplicação de aços de ultra resistência, o que garante leveza estrutural com alto nível de rigidez torcional. O sedã ficou 4,3 kg mais leve que o seu antecessor e o comportamento dinâmico foi aprimorado.Isso é notado ao volante do New City. A direção com assistência elétrica tem respostas diretas e precisas. A suspensão, por sua vez, recebeu atenção especial, com uma calibragem mais refinada para filtrar bem as irregularidades da pista sem comprometer o conforto e a estabilidade.
Os novos amortecedores, por exemplo, têm stop hidráulico. Trata-se de um sistema composto por uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que minimiza aquelas batidas secas em buracos e lombadas.
O isolamento acústico a bordo é outro destaque desta nova fase do Honda City. A linha compacta recebeu aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas dianteiras e centrais, além de material fonoabsorvente na parte inferior do compartimento do motor. O resultado é uma cabine silenciosa, mesmo com o carro em velocidades maiores na estrada.
Segurança
O New City traz recursos de condução semiautônoma para a categoria de compactos. Inclusive, é o primeiro modelo da marca produzido no Brasil a ter o Honda SENSING, o pacote de itens de auxílio à condução que reforça a já renomada segurança da linha.
Desta forma, tanto hatchback como sedã podem ser equipados com um conjunto de equipamentos que ajudam o motorista e podem evitar acidentes. São eles:
- ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
- LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
- AHB - Ajuste automático de farol: Assistência automática de farol alto e baixo de acordo com a situação.
Tem ainda o funcional LaneWatch. O assistente para redução de ponto cego que funciona por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro. Quando o motorista aciona a seta para a direita, as imagens do que ocorre na lateral do City são exibidas na central multimídia.
Equipamentos
O sistema de entretenimento, a propósito, é outro capítulo à parte no New City. A nova central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas permite conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabeamento. Além disso, toda a linha é equipada com chave presencial, que possibilita a partida do motor por botão no painel.
A partir da versão EXL, o sedã recebe sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos de couro, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas multiconfigurável, ar-condicionado automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A configuração Touring agrega, ainda, sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico, além permitir a partida do motor com controle remoto.
No New City Hatchback, as duas versões (EXL e Touring) terão o sistema Magic Seat, botão de partida do motor, travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar digital e automático, central multimídia com display de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera e sensores de ré, bancos de couro e painel digital TFT de 7” multiconfigurável. A versão Touring oferece a mais os sensores de estacionamento dianteiros e, assim como o irmão sedã nessa versão, permite a partida do motor com controle remoto.
*Preços válidos em todo território nacional, exceto estado de São Paulo
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