Nissan diz 'não' ao tablet e cria nova tela curva

Marca quer fugir da tendência das telas "volumosas" e apresenta a Ariya, tela curva que se ajusta aos olhos do motorista

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan diz 'não' ao tablet e cria nova tela curva
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Nissan apresenta uma novidade tecnológica que deve começar a equipar as próximas gerações de seus carros. Chamada de Ariya Concept, portanto ainda em fase conceitual, trata-se de uma tela tátil curva com dois estágios, como se fosse uma "onda".

O projeto reflete a linguagem de design da empresa, chamada de Timeless Japanese Futurism (algo como "futurismo japonês atemporal"). Essa nova linguagem também é expressa no "escudo" da Ariya Concept.

Segundo a Nissan, enquanto muitos carros novos seguem a tendência de telas volumosas e flutuantes, muito parecidas com tablets, a empresa prefere trabalhar para criar telas que tentem equilibrar design, tecnologia e utilidade. E justifica que o design horizontal da nova tela curva não foi escolhido apenas pela boa aparência.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

"O olho humano naturalmente olha de um lado para o outro ao dirigir", explica Tomomichi Uekuri, gerente da equipe de engenharia da HMI, empresa fornecedora da Nissan. "As pessoas podem ver e absorver mais informações se estas forem dispostas horizontalmente. A visão periférica funciona dessa maneira também", complementa.

Vídeo mostra como a Ariya funciona

Tudo junto

Além de transmitir informações diretamente para o olho humano, a Nissan diz que essa solução oferece isso de um local mais seguro: na linha de visão, mais próximo da estrada.

A tela da Ariya Concept mantém as informações de direção em um local do painel de instrumentos, semelhante ao de um carro tradicional. Ao mesmo tempo, exibe informações de entretenimento, controles de conforto e status do sistema na tela central.

Embora existam duas telas, as informações podem ser movidas ou passadas entre elas para criar a sensação de única exibição. Por exemplo, se você desejar ter as direções e o mapa da sua rota em frente ao volante, esses dados poderão aparecer ali também. É possível ainda movê-los ou tirá-los quando não forem mais necessários.

 Nova tela curva do Ariya Concept promete ter espaço em todos os carros da Nissan futuramente
Ariya Concept Nissan
Legenda: Nova tela curva do Ariya Concept promete ter espaço em todos os carros da Nissan futuramente
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários