Quem é pai ou mãe já deve ter recorrido ao carro para o filho pequeno dormir pelo menos uma vez na vida. É botar o bebê ou o pequeno na cadeirinha e dar umas voltas até ele pegar no sono no embalo e no barulho do carro. Mas e os donos de veículos elétricos, que não fazem barulho? Estão condenados a passarem as noites em claro?
A Nissan aproveitou essa prática familiar para fazer marketing em cima do seu famoso elétrico - e do desespero dos pais. A marca japonesa desenvolveu o Leaf Dream Drive, uma trilha sonora para embalar bebês dentro do hatch zero emissões.
O projeto foi desenvolvido por engenheiros da Nissan em parceria com Tom Middleton, designer de Sons e terapeuta do Sono. A playlist para os pequenos viajantes do Leaf simula as frequências sonoras do ruído de um motor a combustão – que, se acredita, fazem as crianças adormecerem.
O estudo do fabricante tem até uma pesquisa - algo amedrontadora. Na Europa, 65% das pessoas que têm filhos menores de dois anos dorme menos de cinco horas por noite. E 60% admitiu apelar para uma voltinha de carro para fazer seus filhos pegarem no sono.
O som produzido consiste em cinco trilhas de três minutos cada. As playlist estão disponíveis em serviços de streaming de áudio, como Spotify, Deezer, YouTube, SoundCloud, Amazon Music, entre outros.