Nissan Leaf roda 370 km sozinho no modo autônomo

Projeto britânico chamado 'HumanDrive' foi completado com sucesso pelo veículo 100% elétrico da marca japonesa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan Leaf roda 370 km sozinho no modo autônomo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O que você leu no título de fato aconteceu: um Nissan Leaf rodou 370 quilômetros sozinho no modo autônomo no Reino Unido. Isso porque um projeto de pesquisa com foco em tecnologias autônomas completou com sucesso o trajeto de 230 milhas por estradas britânicas no modo autonavegação.

Chamado de "HumanDrive", o projeto é financiado pelo governo britânico, pela agência britânica para a inovação (que se chama Innovate UK) e outros nove parceiros do consórcio. O financiamento custou cerca de R$ 75 milhões (13,5 milhões de libras esterlinas).

Nissan Leaf autônomo em movimento na estrada com dois outros carros monitorando
Nissan Leaf completou teste autônomo por 370 km no Reino Unido
Crédito: Divulgação

Foram dois grandes testes: o "Grand Drive", o de 370 km no modo autonavegação em estradas no Reino Unido, por meio de tecnologias avançadas de posicionamento. O outro foi uma atividade em pistas fechadas que explorou a condução ao reproduzir padrões de comportamento humano focando no aprendizado da máquina.

As unidades do Nissan Leaf de teste foram equipadas com GPS, radar e tecnologias de câmeras que monitoram o entorno. A partir daí, o sistema pode tomar decisões sobre como navegar pelas estradas e encarar obstáculos encontrados durante o trajeto.

 

Comentários