Quem confirmou a informação foi o presidente de Marketing e Vendas para a Nissan América do Sul, Gerardo Fernández, que, recentemente, falou com um grupo de jornalistas brasileiros durante o Salão de Tóquio (Japão).
Segundo o executivo, os planos de oferecer o SUV no mercado brasileiro até existem, mas sem uma data definida. Consultada pelo WM1, a assessoria de imprensa da Nissan no Brasil respondeu com uma nota no mesmo tom: "Nós não temos uma data específica para a chegada do Ariya. Informaremos a respeito no momento oportuno". Enquanto o Ariya não chega (se chegar...), vale a pena apresentar a máquina para o leitor. Com uma carroceria de linhas bem ousadas, o SUV elétrico da Nissan tem 4,60 m de comprimento e entre-eixos de 2,78 m. É maior que o também médio BYD Yuan Plus, que já é vendido no Brasil.
No mercado internacional, o modelo tem cinco configurações de motorização (de 218 cv a 394 cv), com tração integral ou dianteira e baterias de 65 kWh ou 87 kWh. Em sua variação de maior alcance, pode rodar até 500 quilômetros com uma carga (ciclo WLTP). Já a de melhor desempenho acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos.
O Ariya chegaria para fazer companhia ao Leaf, modelo vendido oficialmente no Brasil desde 2019 e que foi um dos primeiros carros elétricos do nosso mercado. Mas, desde então, a Nissan não trouxe novos produtos eletrificados.
Além do SUV Ariya, outro carro que a Nissan estuda trazer para o Brasil é o híbrido X-Trail, que também é um SUV médio e chegaria para brigar pelo mesmo público de modelos como o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Ford Territory.
Expedição com um Nissan Ariya
Tem medo de fazer uma viagem mais longa com um carro elétrico? Pois os britânicos Chris e Julie Ramsey decidiram usar justamente um Nissan Ariya na expedição "Polo a Polo", que tem como objetivo ir, de carro, do Polo Norte magnético ao Polo Sul.A aventura começou no dia 30 de março e o casal de aventureiros já está no Chile, um dos últimos países da jornada de 34 mil quilômetros e 14 nações.
Com o conjunto mecânico original, o Ariya sofreu apenas alterações nas suspensões (que tiveram a altura elevada) e nas caixas de roda (para a instalação de um conjunto de rodas e pneus com diâmetro total de 39 polegadas).
Comentários