O canal de notícias da Webmotors

Nova geração do Toyota Camry chega por R$ 189.990

Mais esportivo e espaçoso, sedã grande da marca japonesa agora tem 310 cv de potência e câmbio de oito marchas

por Redação WM1

Apresentada pela Toyota em janeiro passado no Salão de Detroit, a oitava geração do sedã grande Camry, um dos carros mais vendidos dos Estados Unidos, começa a ser vendida no Brasil na versão única XLE, com preço sugerido de R$ 189.990.


Nessa nova geração, o sedã deixa de lado o estilo conservador e adota um visual mais arrojado e esportivo, com destaque para os faróis full-LED esguios e a frente em forma de cunha, rebaixada. Ele é construído sobre a nova plataforma modular TNGA, a mesma que estreou no novo Prius e também é utilizada no SUV compacto CH-R. Mais leve e resistente, já está preparada para receber trem de força híbrido.



No caso, o Camry que vem ao Brasil tem propulsão convencional, trazendo motor 3.5 V6 aspirado como na geração anterior, porém com injeção direta de gasolina para entregar mais torque e potência: agora são 310 cv e 37,7 kgf.m, contra 277 cv e 35,3 kgf.m do seu antecessor. A transmissão automática de seis marchas, por sua vez, foi substituída por nova caixa de marchas com oito velocidades.



Graças à nova plataforma global, que utiliza aços de alta resistência e também dará origem ao próximo Corolla por volta de 2019, o Camry teve um incremento de 30% na rigidez torcional, com benefícios para a dirigibilidade e o conforto a bordo. 


A nova base estrutural também deixou o sedã mais baixo e mais espaçoso, crescendo 3,5 cm no comprimento, 1,5 cm na largura e 5 cm na distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas, por sua vez, saltou de 504 litros para respeitáveis 593 litros.



O interior também é totalmente novo, trazendo painel iluminado por LEDs (analógico) com tela central colorida de sete polegadas, e novo console central inspirado no do Prius, com uma espécie de recorte lateral, que agrega a central multimídia de oito polegadas com GPS, o ar-condicionado e outros comandos. O acabamento combina detalhes cromados e prateados, madeira e materiais macios ao toque. Os bancos, remodelados e com mais espaço para os ombros, mesclam couro e tecido no acabamento.



O banco traseiro conta com novo apoio para os braços com tela sensível ao toque para controlar ar-condicionado (digital de três zonas), sistema de som (com seis alto-falantes), acionamento da cortina traseira e reclinação elétrica do encosto. Os assentos dianteiros são ajustáveis eletricamente.



A lista de comodidades inclui, ainda, sensor de chave e partida do motor por botão, enquanto a segurança conta com sete airbags, faróis de neblina direcionais, controle de estabilidade com assistente de partida em rampas e Isofix. O sedã, contudo, não conta com recursos mais avançados de assistência à condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência, dentre outros disponíveis em sedãs premium europeus.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas