O canal de notícias da Webmotors

Nova geração do Toyota Yaris aparece no INPI

Registro não quer dizer que o carro será vendido no Brasil, mas sugere próximo passo da marca. Faz sentido: modelo briga

por Redação WM1

Já falamos muitas vezes aqui que o registro de um novo modelo de carro ou moto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não quer dizer, necessariamente, que o veículo será vendido no mercado brasileiro. Em muitos casos, é apenas uma proteção contra cópias não autorizadas.
Mas em outras vezes indica, sim, o próximo passo de determinada marca no país. E nos últimos dias a nova geração do Toyota Yaris apareceu no INPI. Pode ser apenas um cuidado? Sim. Mas apostamos que o registro indica mesmo que o carro será lançado no país em um futuro próximo.

Isso faz todo sentido porque o Yaris, embora nunca tenha sido um best-seller, tem seu lugar no mercado e enfrenta um concorrente de peso - o Honda City. Que, aliás, ganhou uma nova geração há pouco tempo e ficou mais bonito e sofisticado - inclusive para atrair compradores do Honda Civic, que deixou de ser feito no Brasil em 2021 e voltou semana passada em versão importada, única e bem mais cara.
No Brasil, o carro foi lançado no final de 2018, já como modelo 2019, e sofreu uma reestilização discreta no ano passado. No fim das contas, nosso Yaris está duas gerações atrás do modelo que é vendido na Europa e na Ásia.

Essa nova geração do Yaris já é vendida na Tailândia, onde leva o sobrenome "Ativ", desde o ano passado. Tem design bem modificado e é um pouco maior: o entre-eixos cresceu significativos 7 cm e foi para 2,62 m - mas comprimento, largura e altura são as mesmas de antes. Apostamos que o novo Yaris chega por estas banas ainda este ano!

Outro registro: a picape Tacoma

Curiosamente a Toyota também registrou no INPI a picape Tacoma, que é vendida nos Estados Unidos. Mas, nesse caso, é uma lançamento improvável: a Tacoma é, na prática, uma irmã quase gêmea da Hilux, e não faria sentido tê-la aqui. Seria mais plausível lançar a irmã maior Tundra, que brigaria no segmento das picapes grandes.

Nas imagens do registro, a Tacoma aparece com aspecto convencional, com grade dianteira para refrigeração de motor a combustão. Bem diferente, portanto, de um conceito mostrado no ano passado - no qual a Tacoma não tinha grade, um claro indicador de que ali estava uma versão elétrica.

Nos Estados Unidos, a Tundra é vendida em duas versões com preços que começam em US$ 37,8 mil dólares e US$ 55 mil dólares, respectivamente.
O motor nas duas é um V6 biturbo de 3.445 cm³ com cabeçote de alumínio e comando de válvulas duplo e variável. A potência varia entre 358 cv, 389 cv e 437 cv, e o torque entre 56 kgf.m, 66 kgf.m e 80 kgf.m, dependendo da versão. A transmissão é automática de 10 marchas. Em resumo: é um colosso sobre rodas!

Comentários

Carregar mais