O canal de notícias da Webmotors

Nova Kia Carnival é revelada oficialmente

Modelo saiu de linha no Brasil em agosto e deve voltar em 2024: versão atualizada tem design moderno e até motor híbrido

por Roberto Dutra

A Kia Carnival saiu de linha no mercado brasileiro em agosto último e, inicialmente, não há previsão de retorno. Mas, enquanto isso não é definido, a versão atualizada da minivan acabou de ser apresentada lá fora - e, vejam só, como linha 2025!.
Ainda não é uma nova geração, mas o visual foi repaginado para ficar em sintonia com os modelos mais recentes da marca. Além disso, a Carnival também ganhou novos recursos e tecnologias, e até passou a ter uma versão híbrida.

Na frente surge uma grade pintada bem opulenta e pintada na cor preta. No entorno - tanto em cima quanto dos lados, há uma fina linha de LEDs na função de luzes de rodagem diurnas. Mais abaixo, na mesma altura da grade, estão os faróis principais - coerentemente com as tendências atuais seguidas por praticamente todas as marcas.
Não há vincos, cantos nem protuberâncias: tudo é suavemente arredondado. As lateais do carros seguem o mesmo estilo, com aspecto clean e elegante. E lá atrás as lanternas são compostas por lentes estreitas verticais e, de novo, finas linhas horizontais que percorrem quase toda a parte central da tampa do porta-malas - mas não são conectadas.
O suporte da placa foi reposicionado para o centro da tampa e, mais uma vez, não há vincos nem cantos vivos. Por fim, as rodas ganharam novo desenho, bem bacana por sinal.

Curiosamente a Kia Motors não mostrou o interior da minivan, mas podemos esperar no esquema de telas para painel de instrumentos e multimídia, além de volante redesenhado e acabamentos diferentes.
Oferta Relacionada: Marca:KIA Modelo:CARNIVAL
A nova Kia Carnival mantém as opções de motorização conhecidas: o V6 3.5 de 272 cv de potência e o 2.2 turbodiesel com 194 ou 294 cv de potência, dependendo do país onde será vendido. Em ambos o câmbio é o mesmo - automático de oito marchas. Mas a minivan também passa a ter a opção híbrida que combina um motor 1.6 turbo a gasolina com dois elétricos.

A Kia Carnival no Brasil

Muita gente pode não lembrar, mas a KIa Carnival tem um certo tempo de estrada no mercado brasileiro: as vendas do modelo por aqui começaram em 1999. Desde então, vieram várias versões, desde a primeira, com motor V6 de 2.5 litros, até uma rara, a diesel, com motor quatro cilindros de 2.9 litros.

Volta quando?

Ao tirar a Carnival de linha em agosto último, a Kia Motors do Brasil alegou "excesso de demanda no mercado internacional" e ainda reforçou a tese dizendo a oferta estava "limitada em vários países". Assim, não teria mais estoques para atender a demanda daqui.
Ao que parece, na prática, a Kia apenas encerrou as importações do modelo, que estava na iminência de ficar desatualizado. De uma forma ou de outra, podemos esperar a nova Carnival por aqui. É um modelo de vendas discretas, mas rentável e que tem público certo.
José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, já informou que "tão logo volte à normalidade de produção e distribuição, a Carnival voltará a ser comercializada no Brasil". Então, deverá acontecer ao longo de 2024.

Comentários

Carregar mais