O canal de notícias da Webmotors

Nova Ranger Raptor é revelada com quase 400 cv

Nova geração da picape esportiva passa a ser equipada com motor V6 turbinado a gasolina ainda mais potente

por Guilherme Silva

Uma semana depois de divulgar o último teaser, a Ford apresentou nesta terça-feira (22/02) a nova geração da Ranger Raptor. Totalmente renovada, a picape manteve a pegada esportiva, mas agora é equipada com uma motorização V6 turbo de quase 400 cv de potência, de acordo com o mercado onde será comercializada.

O antigo motor 2.0 biturbo a diesel, que na geração anterior entregava 213 cv e 51 kgf.m de torque, ainda será oferecido em alguns países, mas a grande novidade é a oferta do poderoso 3.0 V6 biturbo a gasolina da família EcoBoost – mesmo propulsor do SUV Explorer ST vendido nos Estados Unidos.

Confira ofertas de picape Ford o km, seminovas e usadas!

Na África do Sul e Austrália, o novo motor da Ranger Raptor terá nada menos que 397 cv de potência e 59,4 kgf.m de torque. Na Europa, no entanto, o propulsor foi “amansado” para entregar 288 cv e 50 kgf.m e, assim, atender às normas de emissões mais rígidas do continente.


A Ford ainda não divulgou dados de desempenho e consumo da nova Ranger Raptor, mas a marca destaca que o motor EcoBoost foi reforçado com ferro fundido vermicular na confecção do bloco, material 75% mais resistente que o ferro convencional. Além disso, o motor é dotado do sistema usado no hot hatch Focus ST e no superesportivo Ford GT, no qual os turbos continuam a funcionar por até 3 segundos mesmo após o condutor aliviar o pedal do acelerador. Esse recurso dá maior agilidade em retomadas nas saídas de curvas.

Modo silencioso

Além do seletor de modos de condução, que atua nos parâmetros do motor, do câmbio automático de 10 marchas e da tração 4x4, de acordo com o terreno (Normal, Sport e Baja), a nova Ranger Raptor conta com a função Quiet. Trata-se de um controle eletrônico do escapamento, ideal para não incomodar os vizinhos ao dar a partida na picape pela manhã. No modo Baja, a sinfonia dos seis cilindros é amplificada pelo sistema.


Suspensão preparada da Ford Ranger Raptor

Assim como no modelo antigo, a nova Ranger Raptor é dotada de suspensões preparadas para aguentar praticamente qualquer desafio. O conjunto foi redesenhado e agora conta com braços de alumínio e amortecedores Fox Live com teflon para reduzir em até 50% o atrito entre os componentes. Segundo a Ford, além do maior curso em relação às versões convencionais da Ranger, as novas suspensões da picape são 25% mais robustas – mudança que exigiu reforços estruturais na coluna C e na caçamba.



Visual mais agressivo

Conforme anunciado pela Ford, a nova Ranger Raptor tem um visual mais intimidador com a adoção de novos para-choques, molduras nos para-lamas, estribos laterais, rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas em pneus todo-terreno e saída dupla de escape. A exemplo da F-150 Raptor, a grade frontal com uma barra horizontal e o logotipo do oval azul foi substituída por uma peça com o nome “FORD” escrito por extenso.

Por dentro, o toque de esportividade está nos bancos e volante revestidos de couro preto com costuras vermelhas. Ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela vertical de 12” e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além do painel digital de 12,4” e do sistema de som Bang & Olufsen, dão um toque sofisticado à cabine.



Nova Ford Ranger no Brasil

A nova geração da Ford Ranger já está em testes no Brasil. A picape deve estrear por aqui ainda este ano em versões com motorização turbodiesel. Já a oferta da versão Raptor segue uma incógnita, uma vez que a lei brasileira exige que veículos movidos a diesel e com tração 4x4 tenham capacidade de carga de, no mínimo, uma tonelada. No caso da Ranger Raptor a diesel, é provável que a picape não cumpra essa exigência por causa de suas suspensões voltadas à proposta mais esportiva.

Conheça toda a linha Ford vendida no Brasil: modelos, versões, preços...

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas