A Volkswagen acaba de revelar um teaser da nova geração do furgão Transporter, programada para estrear no mercado em 2025. Aparentemente, nada de muito emocionante. Não fosse o fato de esse modelo ser um dos três carros da Volks que são vendidos como "descendentes" da Kombi.
Pensou que só o elétrico ID.Buzz era o único herdeiro da Kombi, certo? Pensou errado. Essa é quase como uma daquelas brigas sucessórias de famílias milionárias. Explico: enquanto no Brasil tivemos apenas as duas primeiras gerações da Kombi, na Europa o modelo continuou evoluindo.

Eventualmente, os furgões de carga e passageiros passaram a ser vendidas com nomes distintos, embora baseados no mesmo projeto básico. Mas isso começou a mudar em 2021, com a chegada do Volkswagen Multivan, em 2021. O modelo, que podemos chamar de "Kombi de sétima geração", passou a ser vendido apenas na variação para passageiros.
Logo em seguida, a marca alemã iniciou a produção do furgão ID.Buzz. Criado do zero como uma releitura do furgão original, é como aquele filho ou neto desconhecido que chega na última hora para exigir a sua fatia da herança. A Volkswagen não cansa de ligar o modelo elétrico à Kombi. E a ID.Buzz realmente é a cara da Corujinha...
Se não bastassem esses dois modelos, em 2025 chegará esse Transporter. Para a nova geração do cargueiro, a Volkswagen decidiu seguir um caminho distinto: criar uma van maior e de projeto totalmente distinto, partindo da Ford Transit Custom (a Volks e a marca do oval têm uma parceria tecnológica) e aplicando no modelo elementos estéticos da marca alemã.
Resumindo: em 2025, a lista de herdeiros da Kombi será composta pela Multivan (de passageiros, com motores a gasolina, diesel e híbrido plug-in), pela Transporter (van de carga) e pelo próprio furgão elétrico ID.Buzz (que tem variações de carga e passageiros).
Será que existe espaço para tantos herdeiros assim ou apenas um deles irá sobreviver e assumir o legado de toda essa história da Kombi? É algo que só o tempo dirá.



Email enviado com sucesso!