Ainda camuflado, o carro já roda para testar justamente esse novo sistema de tração, que segundo a marca estará disponível tanto nas versões normais quanto nas esportivas.
O novo conjunto será baseado em uma embreagem multidisco com sistema eletro-hidráulico que promete maximizar a estabilidade e a aderência do carro nas curvas, a fim de destacar o prazer de dirigir. Para isso, os ajustes da suspensão adaptativa foram revisados e foi adicionado um sistema de direção progressiva que pode aumentar sua sensibilidade em relação ao modo de operação.
O sistema é mais complexo pois agora coloca a embreagem do sistema de tração no final do eixo de acionamento, bem na frente do diferencial do eixo traseiro, justamente para beneficiar a distribuição de carga.
Torque distribuído
Além disso, o novo sistema quattro também poderá distribuir o torque total entre os dois eixos. Por exemplo, em situações cotidianas, a maior parte é direcionada ao eixo dianteiro, mas quando uma perda de aderência é detectada, até 100% do torque pode ser devolvido, tornando dessa forma o A3 um carro com tração traseira.Esse sistema de distribuição de torque tem, ainda, a capacidade de enviar seletivamente o torque para cada uma das rodas, de modo que, se o carro entrar em uma curva em alta velocidade, o programa use o ESP (controle de estabilidade) para aplicar os freios nos dois pneus de dentro da curva, ajudando o carro a fazer a mesma sem grandes problemas e evitando sair de frente.
Veja ofertas de Audi A3 zero km e usados no estoque exclusivo da Webmotors
Para isso, tanto a caixa de direção quanto a suspensão agora terão esquemas adaptáveis para receber o ajuste de pilotagem selecionado.
Com todas essas mudanças, Audi promete fazer do próximo A3 o hatch premium com a melhor orientação esportiva de sua história. A expectativa é de que as tecnologias sejam reveladas no final deste ano.
Comentários