Esse recurso foi possível graças às evoluções que a engenharia da Audi aplicou ao sistema de tração integral quattro. O novo RS3 vai estrear o Torque Splitter, sistema que distribui, de modo variável, a força no eixo traseiro.
Confira as ofertas de Audi A3 novos e usados na Webmotors!
Funciona assim: o dispositivo aumenta o torque enviado para a roda traseira externa à curva. Se a curva for para a direita, por exemplo, a roda traseira esquerda receberá mais força (e vice-versa). Segundo a marca alemã, o RS Torque Splitter reduz as saídas de frente em curva comuns em carros esportivos com tração integral ou traseira.
Dentro deste novo sistema, o novo Audi RS3 terá drift “de fábrica”. É o modo de condução RS Rear Mode, que pode transmitir 100% do torque para apenas uma das rodas traseiras, o que facilita as manobras “de lado” nas curvas. Detalhe é que a marca diz que o dispositivo quattro é capaz de suportar até 178 kgf.m!
A montadora não deu maiores detalhes sobre as capacidades do novo Audi RS3. Sabe-se que o motor é o 2.5 turbo de cinco cilindros. Há expectativa de que a potência seja maior que os 400 cv atuais. O carro deve ser lançado na Europa entre novembro e dezembro e chegar ao Brasil apenas em meados de 2022.
Veja o vídeo do novo Audi RS3:
Comentários