Novo BMW Série 5 chega ao Brasil

Novíssima geração do sedã executivo estreia com versões híbrida plug-in e 100% elétrica e quer cativar pela tecnologia

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André Deliberato
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O novo BMW Série 5 chega oficialmente ao Brasil nas próximas semanas, repleto de tecnologias e novidades, dignas de uma "troca completa" de geração - nas palavras da empresa.

Com visual renovado, o modelo terá versões híbrida do tipo plug-in e uma 100% elétrica - que assim como em outros carros da BMW, terá nomenclatura própria e será chamado de i5.

O BMW i5, totalmente elétrico, já começa a ser vendido agora. Ele custa R$ 759.950. Já o Série 5 com motor híbrido ainda não tem preço.

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Apenas para efeito de comparação, o BMW Série 5 anterior, linha 2023, custava R$ 455.950 na versão 530e M Sport, híbrida, e R$ 467.950 na 530e Luxury, também híbrida e mais completa.

É de se esperar que pelo acréscimo de tecnologia, tamanho e equipamentos, os preços encostem nos R$ 500 mil no caso da versão híbrida plug-in.

O que muda no novo BMW Série 5

O carro cresceu. Em comparação com a geração anterior, são 97 mm a mais de comprimento (para um total de 5,06 m), 32 mm em largura (para 1,90 m) e 36 mm em altura (agora 1,51 m). A distância entre-eixos foi também aumentou em 20 mm e chegou a 2,99 m.

Esteticamente, destaque para o desenho frontal mais bicudo, com filetes e luzes em LED. Vale ainda dizer que o novo Série 5 é mais um modelo equipado com o que a BMW chama de "Iconic Glow", o contorno iluminado da grade.

Visto de lado, a linha de cintura é mais elevada. As saias são pintadas de preto e as maçanetas são embutidas. Também há um número 5 em alto relevo na base da coluna C. Atrás, as lanternas full-LED bem afiladas reforçam as linhas esportivas e elegantes.

Novo BMW Série 5 chega ao Brasil agora, primeiro na versão elétrica, e depois com conjunto híbrido
Crédito: Divulgação
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E na cabine?

Por dentro, assim como no BMW i7, o cockpit do novo BMW Série 5 tem um número significativamente reduzido de botões na comparação com o modelo de geração anterior.

Com design limpo e futurista, o conceito chamado "Shy Tech" - que estreou no BMW iX - permite ao motorista controlar as funções do carro por comandos de voz, gesto, tato ou da forma tradicional, por botões no console central.

Obviamente, o quadro de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, aquela tela curva grandona e bacana que une na mesma peça uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra de 14,9 polegadas na posição central do console, que é a central multimídia.

Segundo a marca, o novo BMW Série 5 tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio. O sistema de som é assinado pela Bowers & Wilkins e tem 665 watts em 17 alto-falantes.

Também há o "Digital Key Plus", sistema de chave virtual, compatível com iPhone e Samsung Galaxy, que dispensa a chave física e permite que o dono entre no carro pelo celular - até cinco pessoas podem utilizar o sistema ao mesmo tempo.

O sedã é herdeiro direto das tecnologias do BMW i7 e vem com os mais recentes assistentes de direção do BMW Group.

Pode rodar em modo semi-autônomo de nível 3 - em países que autorizam esse tipo de assistente - por vir equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba controle adaptativo de velocidade (ACC) e Lane Keeping Assistant (assistente de faixa), que são capazes de manter o carro na faixa com extrema precisão sem interferência do motorista, mesmo em anda e para do trânsito.

Ah, ele também estaciona sozinho. Não há necessidade de acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela da multimídia pelas câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, aviso de riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Relembre nosso teste com o BMW Série 5 2018

Como é o motor do i5

Equipado com dois motores, um em cada eixo - e que dessa forma tornam a tração do sedã integral -, o i5 tem absurdos 601 cv e 83,6 kgf.m de torque. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 230 km/h, embora essa velocidade máxima seja limitada eletronicamente para preservação da bateria.

Essa bateria, aliás, tem capacidade energética de 81,2 kWh. De acordo com o ciclo PBVE, o i5 pode rodar até 391 quilômetros. E ainda há uma função chamada "Max Range", que consegue aumentar a autonomia em até 25% limitando potência, velocidade e desativando algumas funções de conforto.

Ele pode ser recarregado em AC com potência de até 22 kW. Já em recargas feitas em casa, com a BMW Wallbox configurada para oferecer 22 kW, a carga completa leva 4h15.

Já em redes DC, a bateria pode ser carregada com potência de até 205 kW. Dessa forma é possível recarregar a bateria de 10% a 80% em 30 minutos.

A BMW destaca que o i5 será entregue com dois carregadores de cortesia: uma Wallbox (22 kW) e um Flex Charger (11 kW), que possibilita ao cliente poder fazer a instalação em casa e utilizar o cabo para recargas em outros locais, como no trabalho.

O BMW i5 também tem som interno para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de "BMW IconicSounds Electric", a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

BMW iX foi o primeiro carro da marca a oferecer a tela curva gigante no painel, assim como o novo Série 5
Crédito: Divulgação
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E o híbrido?

Apesar de ter revelado poucos detalhes sobre ele - já que a versão com motor a combustão chega somente nos próximos meses, depois da elétrica -, nós trazemos as informações do carro lá fora, de onde ele chega importado.

Na gringa, ele tem versões de motor a combustão (530 i e 530i xDrive) com motor 2.0 turbo de quatro cilindros - são 255 cv e 40,8 kgf.m de torque - e uma terceira (540i xDrive) com motor 3.0 de seis cilindros, também turbo, capaz de entregar 375 cv e 55 kgf.m.

Já as variantes híbridas (são duas, a 530e e a 550e xDrive) têm conjuntos parecidos. O 530e combina o motor 2.0 turbo a gasolina a outro elétrico para produzir 299 cv e 45,9 kgf.m de torque; já o 550e xDrive une o 3.0 turbo de seis cilindros ao elétrico para gerar 489 cv e 71,4 kgf.m

No Série 5 híbrido, o câmbio é sempre automático de oito marchas e as suspensões são adaptativas a ar. O sedã tem tração traseira na versão 530e e integral na 550e xDrive.

O carro chega em 10 opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e três opções de acabamento interno em Couro Merino (Preto, Cooper e Silverstone).

Os dois modelos - o híbrido e o elétrico - também virão com o BMW Service Inclusive (BSI) por quatro anos e sem limite de quilometragem. O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção com cobertura mundial na rede de concessionárias, sem custo adicional dos serviços cobertos.

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