Depois de uma série de teasers, a Honda finalmente revelou o novo CR-V. A sexta geração do SUV médio fez a sua aparição inicial nos Estados Unidos, principal mercado para o modelo no mundo. Mas o carro já está confirmado também para o Brasil, onde será lançado em 2023 - e pela primeira vez com uma variação híbrida.
Com um visual mais agressivo que o da quinta geração, o novo CR-V também está maior. São 4,69 m de comprimento (6 cm a mais) e 2,70 m de entre-eixos (acréscimo de 4 cm). Mas mantém os mesmos 1,69 m de altura e 1,86 m de largura do antecessor.
Segundo a Honda, o principal impacto destas novas medidas no interior aconteceu no banco traseiro, que além de ter 1,5 cm a mais no espaço para as pernas dos passageiros agora tem oito opções de ajustes de reclinação para o encosto.
A plataforma é a mesma da geração passada, mas com modificações para melhorar as qualidades dinâmicas do novo CR-V. Além de novos subchassis na dianteira e traseira, o modelo teve a suspensão recalibrada, enquanto ficou mais "direta" - o motorista dá menos voltas no volante para mudar a trajetória.
Conforme revelado por um teaser anterior, o novo CR-V tem um painel muito parecido com o do Honda Civic de 11ª geração, modelo que compartilha a plataforma com o SUV. Além do painel digital com tela de 7 polegadas, pode sair de fábrica também com uma multimídia de 9 nove polegadas e tela de alta resolução.
O principal reforço tecnológico do modelo está no pacote de segurança. A sexta geração do SUV traz novos airbags projetados (são 10 bolsas no total) para reduzir os riscos de ferimento dos passageiros em colisões frontais anguladas. Já o Honda Sensing incorpora novas câmera com cobertura de 90° e radar com cobertura de 120°
Com o ganho na capacidade de detecção de obstáculos - como pedestres e outros veículos - e na identificação mais precisa de faixas de rodagem e cruzamentos, a Honda diz que os sistemas semiautônomos do modelo funcionam de maneira mais suave.
As versões mais baratas do Honda CR-V serão equipadas, nos Estados Unidos, com o motor 1.5 turbo de 190 cv herdado da geração anterior, mas que incorporou melhorias para oferecer melhores respostas, além de uma atualização do câmbio CVT de sete marchas para um funcionamento mais silencioso e menos áspero.
Mas o destaque do novo SUV é a motorização híbrida. O sistema de quarta geração da Honda combina um propulsor 2.0 a gasolina com injeção direta a dois elétricos posicionados lado a lado, para desenvolver 207 cv de potência combinada.
Nos Estados Unidos, as versões a combustão começarão a ser vendidas imediatamente. Já o híbrido chegará mais para o fim do ano. No mercado brasileiro, o novo CR-V chegará em 2023 apenas na versão híbrida com o objetivo de seguir como o topo da linha de SUVs da marca japonesa no Brasil.
Além do recém-apresentado novo HR-V, a linha de SUVs da Honda no Brasil no próximo ano também terá a presença do ZR-V, modelo médio importado também feito sobre a base do Civic de 11ª geração, mas posicionado abaixo do CR-V.



Email enviado com sucesso!