O ronco de um V12 é algo único e impressionante de se ouvir, ainda mais num mundo cada vez mais dominado por elétricos "silenciosos". Essa exclusividade é certamente uma das apostas do hipercarro Pagani Ímola, um roadster equipado com um doze cilindros em "V" 6.0 biturbo, que rende impressionantes 850 cv de potêcia e colossais 112,2 kgf.m de torque. O motor é instslado em posição central no chassi.
Batizado em homenagem à tradicional pista italiana de Ímola, o supercarro controla toda essa força com um câmbio sequencial de sete marchas. A dupla motor e transmissão faz o modelo acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos e chegar à velocidade máxima de 350 km/h.
Tal desempenho é resultado da evolução do Ímola original, que foi apresentado lá em 2020, mas que acabou não sendo lançado. A versão tinha carroceria convencional e visual bem parecido com o do roadster agora lançado.
Na versão sem teto, contudo, os engenheiros da Pagani conseguiram elevar a potência do motor 6.0 em 12 cv. A melhora foi possível graças à adoção das novas entradas de ar no para-choque dianteiro e de saídas de ar na carroceria.
Outra mudança em relação ao modelo de origem foi a adoção de mais elementos aerodinâmicos. Entre eles, o uso de flaps para melhorar o fluxo de ar, o grande aerofólio traseiro, a "concha" posicionada atrás dos bancos e o defletor do para-choque traseiro.
Com as mexidas, o supercarro consegue gerar uma downforce de 600 quilos a uma velocidade de 280 km/h - é aquela força física que empurra o carro contra o solo e reforça sua estabilidade. Algo importante para um carro com tanta potência. Outras tecnologias importantes também são usadas no modelo, como as suspensões com amortecedores eletrônicos e os freios de carbono-cerâmica da Brembo.
O hipercarro também é produzido com várias partes em carbono-titânio, que proporcionam uma redução considerável no peso final. Seco, o Pagani Ímola pesa apenas 1.260 quilos - um pouco mais do que alguns modelos compactos, como um Fiat Cronos.
No interior, o modelo tem revestimento em couro, com detalhes em madeira e fibra de carbono. O som é de sete canais, sendo dois para cada encosto de cabeça dos bancos tipo concha. Há uma central multimídia no centro do painel, além de vários mostradores analógicos. Apenas oito unidades do Ímola serão produzidas e todas já têm dono. Isso mesmo que o valor não tenha sido revelado oficialmente pela Pagani.



Email enviado com sucesso!