Dominar o segmento de hatches: esse é o objetivo do Peugeot 208. Mas será que o simpático 1.0 da marca do leão chegou mesmo para ficar? Será que é capaz de vencer um dos modelos mais bem estabelecidos do segmento, o Hyundai HB20?
Para promover um embate justo, escalamos as versões mais básicas dos dois modelos - o 208 Like e o HB20 Vision, ambos com motor 1.0.
Em preço ambos se equivalem, mas com leve vantagem para o Peugeot, que custa R$ 72.990 - R$ 1.100 a menos que o seu concorrente. Além disso, por tabela o IPVA e o seguro também são um pouco mais baratos, com diferença média de R$ 50.
Por outro lado, quando o assunto é revisão dos 60.000 quilômetros, o modelo da Hyundai fica mais interessante: é aproximadamente 20% mais barato - R$ 3.766, contra R$ 4.714 do 208.
O Peugeot 208, tanto na versão Like quanto na superior Style, tem motorização igual a de um “primo” do Grupo Stellantis: o Fiat Argo. É o propulsor Firefly 1.0 de três cilindros em linha e seis válvulas. Aliás, aí está uma diferença em relação ao HB20 Vision, que tem a mesma configuração 1.0 tricilíndrica, porém com 12 válvulas.
O motor Kappa do Hyundai é capaz de entregar 80 cv (etanol) e 75 cv (gasolina), sempre nas 6.000 rpm.
Apesar de gira na mesma frequência, o Firefly 1.0 do Peugeot 208 é mais tímido: rende 75 cv (etanol) e 71 cv (gasolina). Por conta disso, a relação peso/potência favorece o HB20: 12,4 kg/cv, ou 1,6 kg/cv a menos que no 208. Isso quer dizer que cada cv de potência do Hyundai leva menos peso que o motor do rival.
Contudo, curiosamente esses números não significam uma vantagem do HB20 na boa e velha prática em pista (ou melhor, nas ruas). Em velocidade máxima, há um empate técnico: 161 km/h no Hyundai e 162 km/h no Peugeot.
Já na aceleração de 0 a 100 km/h, o Peugeot Like 1.0 deixa o adversário um pouco para trás: faz em 13,4 segundos, contra 14,5 segundos do HB20.
Antes de responder a essa questão, é preciso definir o que você prioriza: espaço ou autonomia?
Se a sua preferência for espaço, o HB20 Vision leva uma sensível vantagem, com um porta-malas de 300 litros. São 30 litros a mais que no 208. A capacidade de carga também é maior, de 431 quilos, 31 quilos acima da do Peugeot.
Agora, se o que você quer é autonomia – especialmente em tempos de combustíveis tão caros, a melhor pedida é o 208 Like.
Em rodovia, o modelo consome 11,3 km/l, rodando com etanol e 16,3 km/l usando gasolina. O consumo do HB20 Vision, por sua vez, é de 10,5 km/l (etanol) e de 14,9 km/l (gasolina).
Aliás, quer ter uma ideia do que isso significa? Vamos a um exemplo: em uma viagem de ida e volta entre a sede do WM1, na Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, e Ribeirão Preto, no interior paulista, são percorridos aproximadamente 640 quilômetros.
Com o litro da gasolina comum a R$ 6,74, o custo do combustível na viagem seria de R$ 289,80 no HB20; e de R$ 265,60 no Peugeot.
Curiosamente, a capacidade do tanque de combustível do 208 é menor que a do HB20: 47 litros, contra 50 litros. Porém, ainda assim, apresenta maior autonomia: 531 quilômetros contra 525, rodando com etanol, e 766 quilômetros contra 745, usando gasolina.
No dia a dia na cidade, o Peugeot também é mais econômico: 9,5 km/l contra 10,4 km/l com etanol, e 13,3 km/l contra 14,7 km/l litro, na gasolina.
Em termos de equipamentos, o Peugeot 1.0 Like e o Hyundai HB20 Vision se equivalem. A dupla tem quatro airbags, alarme, travas e vidros elétricos, controles de tração e estabilidade, retrovisores com ajuste elétrico e assistente de partida em rampas.
Mas a central multimídia do 208 é bem mais interessante. É colorida, exibe suas imagens em uma ampla tela de 10,3 polegadas (3,3 polegadas a mais que a BlueMedia do HB20) e permite espelhamento via CarPlay e Android Auto sem fio.
Por fora, o 208 ainda é mais charmoso que o HB20, cuja última reestilização não foi exatamente muito feliz. O 208 tem bonitas luzes de rodagem diurnas (DRLs) com o formato de “dente de sabre” e charmosas lanternas escurecidas.
O Peugeot 208 1.0 Like vai agradar mais quem procura um carro com design charmoso por fora e bem resolvido por dentro, onde exibe as facilidades da central multimídia bem completa. Também pode ser a opção de quem procura um modelo com bom desempenho e, ao mesmo tempo, econômico.
Já o Hyundai HB20 Vision será mais interessante como escolha racional - é um pouco mais confortável, a posição dirigir é mais agradável, já tem anos de estrada para comprovar sua confiabilidade e seu pós-venda é menos sofrido, com revisões mais baratas.



Email enviado com sucesso!