Novo Subaru Forester chega partindo de R$ 159.990

SUV japonês melhora em segurança, conforto e tecnologia, mas perde 2.0 turbo; confira como o Subaru anda

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Karina Simões
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A Subaru apresentou para a imprensa brasileira a quinta geração do utilitário esportivo, que chega ao Brasil no início de julho com uma única opção de motorização, bastante tecnologia voltada à segurança e, claro, a conhecida tração AWD da marca japonesa. Os preços vão de R$ 159.990 a R$ 169.990, versão que incorpora um sistema de condução semiautônoma chamado EyeSight.

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Um tanto conservador, o visual do Forester não passou por nenhuma transformação profunda. Como vemos na foto, o para-choque dianteiro foi redesenhado, com um nicho com moldura cromada para os faróis de neblina. Novos também são os faróis full LED com DLR e sistema direcional para curvas. Saias laterais, rack de teto, lanternas e extrator traseiro também foram redesenhados para dar um efeito sutil de renovação no modelo.

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MAIS ESPAÇO

Agora, o Forester passa a utilizar a plataforma global SGP, já utilizada no XV. Com isso, o SUV aumentou em 30mm no comprimento (4,62 m) e também no entre-eixos (2,67 m). Já a altura diminuiu em 5 mm. A cabine também ficou mais ampla e ganhou bancos com novo design e maior abertura das portas traseiras para facilitar o acesso dos passageiros. O porta malas, com capacidade para 520 litros -15 a mais que o modelo anterior – teve também a área de abertura ampliada para facilitar a entrada de bagagens maiores. As melhorias também estão nos detalhes, a exemplo do tempo reduzido de abertura e fechamento da tampa do porta-malas automático e de um sistema de fechamento do carro com a chave dentro para pessoas que praticam esportes aquáticos, por exemplo, e não têm onde guardar a chave.

 Subaru Forester
Subaru Forester
Legenda: Subaru Forester
Crédito: Divulgação/Subaru
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O interior tem acabamento impecável. Além da central multimídia sensível ao toque com 8 polegadas, há uma tela digital na parte superior do painel exclusiva para as informações do veículo e outra menor no painel de instrumentos entre os mostradores analógicos. O novo Forester ainda incorpora sistema de som Harman/Kardon, tem duas entradas USB para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico e ar condicionado digital de duas zonas.

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CADÊ O TURBO?

Quando o Forester apareceu no Salão de Nova, há três meses, ele estava equipado com o motor 2.5, de 185 cv, opção vendida na terra do Tio Sam. Esta opção não será oferecida no Brasil por questões de tributação, diz a Subaru. Mas a notícia que vai deixar os fãs do Forester tristes é que o motor 2.0 turbo de 240 cv e 35,7 kgf.m foi descontinuado e não equipa mais o SUV. Nem no exterior! Portanto, para os brasileiros restou o 2.0 boxer a gasolina com injeção direta e aspiração natural. O propulsor entrega 156 cv e 20 kgf.m de torque acoplado a um câmbio CVT que simula sete velocidades. Há ainda dois modos de condução, um que prioriza a economia de combustível um outro mais esportivo.

Subaru Forester
Subaru Forester
Crédito: Divulgação/Subaru
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Como os carros ainda não haviam sido emplacados, não pudemos testá-los na rua. Ficou a dúvida, será que esse motor dá conta de um carro de 1.586 kg com cinco ocupantes?

O foco do Forester para terras tupiniquins será a eficiência, diz a Caoa, importadora da Subaru no Brasil. A marca reforça que o motor tem 80% de peças novas, está mais silencioso e ganhou o sistema start-stop, além do powertrain ter emagrecido cerca de 20 kg.

O destaque vai para o sistema de tração, sempre 4x4. Por um seletor giratório no console você escolhe entre dois modos. O Snow/Dirt é indicado para terrenos de neve, cascalho, areia, ou terra batida, enquanto o Deep Snow/Mud é para pisos de lama ou neve mais profunda onde o carro perde muita aderência e além do gerenciamento automático da tração em cada roda, o modo ainda desliga o controle de tração momentaneamente para que as rodas recebam o torque máximo para transpor o obstáculo.

Subaru Forester
Subaru Forester
Crédito: Divulgação/Subaru
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Fizemos alguns exercícios preparados pela Caoa para que pudéssemos testar as tecnologias do carro. Comecei com simulações de trechos “off-road”, passando por uma caixa com pedregulhos, troncos atravessados e também a “caixa de ovos”. Importante frisar que o Forester tem 22 cm de distância do solo e ângulos de 20,2 graus de entrada e 25,8 graus de saída, medidas razoáveis para quem pensa em se aventurar com o SUV por terras desconhecidas.

Além de testar o gerenciamento da tração, o Forester mostrou a qualidade de estrutura. Com a carroceria em dois apoios, abrimos e fechamos todas as portas para comprovar a rigidez torcional. Em outro teste, vimos como o veículo se comporta dinâmicamente em um trajeto circular com areia em algumas partes para que o veículo perdesse aderência propositalmente. Além de sentir a direção direção ágil e direta, deu para perceber como a tração atua para colocar o carro de volta à trajetória.

 Subaru Forester
Subaru Forester
Legenda: Subaru Forester
Crédito: Divulgação/Subaru
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TECNOLOGIA FOCADA NA SEGURANÇA

Além do controle de descida e do Auto Hold, que mantém o carro parado na subida, o Forester conta com inúmeras tecnologias que auxiliam o motorista. Avisos sonoros são emitidos quando um veículo estiver no ponto cego e quando os radars detectarem uma possível colisão com um objeto ou pedestres ao dar ré, além do aviso ele freia completamente.

Testamos o sistema, batizado de EyeSight, que utiliza informações de duas câmeras instaladas no para-brisa do carro. O que mais impressiona é a frenagem automática. O teste consistia deixarmos o carro ir de encontro a uma barreira a uma velocidade de cerca de 30 km/h. O Forester emitiu um aviso sonoro para me alertar a tomar uma attitude, como eu não fiz nada, o veículo acionou os freios automaticamente e paramos centímetros antes da barreira. Confesso que testar este tipo de tecnologia exige uma dose de coragem, mas felizmente o SUV parou direitinho.

 Subaru Forester 26676
Subaru Forester 26676
Legenda: Subaru Forester 26676
Crédito: Divulgação/Subaru
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As câmeras também funcionam em conjunto com motor, transmissão e freios para o permitir o funcionamento do piloto automático adaptativo, o ACC, no qual o motorista determina uma distância segura do carro a frente e o veículo ajusta automaticamente a distância entre eles. O sistema ainda te avisa caso você coloque no Drive em vez da Ré equivocadamente ao sair de uma vaga ou se você começar a fazer zigue-zague entre as faixas. Ou seja, é bem difícil colidir com outro veículo ou atropelar um pedestre com tanta eletrônica trabalhando em prol da segurança neste modelo.

Quem tem pavor de ralar as rodas aro 18 pode ficar tranquilo que câmeras instaladas nos retrovisores te mostram exatamente onde você está colocando suas rodas dianteiras. Viva a tecnologia.

Com cinco anos de garantia, o novo Forester tem a versatilidade como um dos seus principais atributos. Ele ainda é um robusto SUV para levar as crianças à escola ou sair sem destino disposto a encarar qualquer tipo de terreno, agora com mais segurança do que nunca. Só faltou para o Brasil uma motorizacão à altura do veículo.

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