Novo Tiguan aparece rodando em testes na Europa

Prevista para 2024, terceira geração do SUV foi flagrada com camuflagens sutis. Interior tem elementos do elétrico ID.4

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Tiguan aparece rodando em testes na Europa
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançada pela Volkswagen há mais de um ano, a reestilização do novo Tiguan ainda não chegou ao mercado brasileiro. Enquanto esperamos, a terceira geração do SUV médio da VW já roda quase sem nenhuma camuflagem na Europa.

Um flagrante do modelo, na versão All Space, que tem o chassi alongado, já havia circulado pelas redes há alguns meses, aparentemente já com a carroceria de produção. Desta vez, o modelo voltou a ser visto circulando em testes, com apenas uns poucos adesivos para camuflar os detalhes dianteiros e traseiros.

Volkswagen Tiguan 2024 1 Copia
A frente do Tiguan de terceira geração exibe faróis afilados e conectados por uma estreita barra cromada
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Design do novo Tiguan

Sutis, os decalques simulam o design da geração anterior. A grade dianteira, por exemplo, deve ter linhas mais estreitas se comparada à do Tiguan de segunda geração. O mesmo acontece com os faróis, camuflados para parecerem maiores. O visual sugere que o conjunto ótico em LED será estreito, assim como o usado no elétrico ID.4, que ainda deve ser lançado por aqui.

Na traseira, adesivos também escondem as lanternas, que parecem mais afinadas que as usadas na linha atual comercializada na Europa. Para completar, um adesivo no para-choque falseia a existência de dois escapes esportivos, o que sugere que o novo Tiguan terá um sistema de descarga menos chamativo.

O novo flagrante mostrou ainda como deve ser parte do interior da terceira geração. Pelas imagens, é possível ver que o modelo terá o mesmo design interno do ID.4, com a central multimídia flutuante com tela horizontal de tamanho grande. O sistema parece incorporar os comandos do ar-condicionado, já que não se vê nenhum botão visível abaixo no console.

Muito do que vemos no interior vem do elétrico ID.4, como o painel conservador e a tela central multimídia
Crédito: Reprodução
toggle button

Por fim, o compacto painel de instrumentos digital é igual ao usado no ID.4 e em outros modelos da linha elétrica da marca alemã.

E o motor?

A mecânica da nova geração ainda é um mistério, mas tudo indica que o SUV médio não deve ter novidades no quesito eletrificação. O visual, aliás, reforça essa ideia já que o Tiguan segue trazendo uma grande tomada de ar no para-choque dianteiro — nos elétricos, a peça costuma ser inteiriça, uma vez que a demanda convencional por refrigeração do motor não existe.

Na prática, o SUV pode seguir oferecendo motores a combustão, mas apostar na inovação desses propulsores. Atualmente, o Tiguan é vendido na Europa com versões a gasolina, diesel, híbrida-leve e também plug-in.

O interior do futuro Tuguan promete acabamento caprichadíssimo. Repare nos forros das portas e bancos
Crédito: Reprodução
toggle button

Futuro improvável por aqui

A chegada da terceira geração do SUV por aqui é improvável. Afinal, nem o modelo reestilizado, que já é vendido em outros mercados globais desde meados do ano passado, já deu as caras por aqui. Lá fora, a expectativa é que a nova geração seja lançada em 2024.

A última versão do Tiguan vendida no Brasil foi a Allspace, que saiu de cena em outubro de 2021. À época, o SUV médio era comercializado somente na versão R-Line, que custava R$ 236.090.

A configuração era equipada com motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros, 220 cv de potência e 35,7 kgf.m de torque. O conjunto era casado com uma caixa automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas e tinha tração integral 4Motion.

Comentários
Wid badge