O canal de notícias da Webmotors

Novo Volvo XC60 chega ao Brasil no 2º semestre

Segunda geração do SUV tem sistemas semi-autônomos e cinco opções de motorização

por Redação WM1

Depois de aparecer em flagras e teasers, o novo Volvo XC60 finalmente foi revelado. Esta é a segunda geração do SUV que corresponde a 30% das vendas globais da marca sueca. Com design baseado no irmão maior XC90, o modelo promete ser um dos mais seguros da atualidade e chega ao Brasil no segundo semestre deste ano.


Segundo Lex Kerssemakers, presidente da Volvo para América do Norte, a expectativa é comercializar 900 unidades do modelo no Brasil, apenas em 2017. Usamos o próprio XC60 como base para reformular o modelo. Ele é um sucesso no mercado, tanto que no último ano bateu recordes de vendas. Agora com a nova geração O objetivo é ter ainda mais sucesso˜, explicou.



A maior novidade em termos de segurança é o Oncoming Laner Mitigation, tecnologia que detecta a presença de um veículo vindo no sentido contrário e atua automaticamente no volante, caso o motorista não manifeste reações.


O SUV médio também tem detector de ponto cego para evitar colisões na transição de faixas, além do piloto automático (herdado do XC90), que atua na aceleração, frenagem e direção do veículo de maneira autônoma em velocidades de até 130 km/h.


Existem cinco opções diferentes de motorização. Duas delas são a diesel. O propulsor D4 entrega 190 cv, enquanto o D5 emana 235 cv. Também há duas alternativas a gasolina, ambas turboalimentadas. O T5 desenvolve 254 cv e o T6 tem 320.



Por fim, há a opção híbrido T8, que entrega no total 407 cv e é capaz de levar o SUV do 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.


Em relação ao design, existem referências sensíveis do XC90, principalmente na extremidade dianteira. A grade segue a nova identidade visual da Volvo e os faróis tem LEDs no formato de martelo. Na traseira, há as tradicionais lanternas horizontais, agora com detalhes em LED.


Por dentro, o XC90 se faz presente novamente por conta da grande central multimídia que mais parece um tablet e que tem compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. O layout do volante e do painel de instrumentos também são derivados do SUV grande.


A produção em massa do novo XC90 começa na metade de abril na fábrica de Torslanda, na Suécia. Kerssemakers confirmou que, por enquanto, a Volvo não pretende ter uma produção no Brasil do modelo. "Sabemos da movimentação da concorrência e certamente teríamos o Brasil como país caso decidíssemos produzir na América do Sul, porém neste momento não temos planos neste sentido", explicou.


Colaborou Rodrigo Ferreira, de Genebra



Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas