Nos últimos meses, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta têm disputado a preferência do consumidor entre os SUVs compactos. O Chevrolet Tracker também tem aparecido entre os líderes, ainda que este tenha perdido fôlego recentemente.
Já entre os SUVs médios, quem tradicionalmente liderava era o Jeep Compass — mas, em 2025, o Toyota Corolla Cross é o modelo que tem brilhado mais no ranking. Mais que isso: em abril, também foi o segundo SUV mais emplacado do Brasil, atrás apenas do T-Cross.
No entanto, há um nome que vem crescendo de forma consistente e silenciosa: Honda HR-V. Em fevereiro, o SUV teve 4.792 unidades emplacadas. Em março, subiu para 5.095. Agora, em abril, chegou a 5.259 — superando Creta, Tracker, Compass e outros modelos consolidados no ranking.
Isso bota o HR-V na terceira posição geral do mês, atrás apenas de T-Cross e Corolla Cross, com uma curva de crescimento clara e sustentada. Em março, o modelo também ocupou a terceira posição - mas, no período, estava atrás do Creta.
Esse desempenho reforça o papel do HR-V como uma ameaça real ao reinado do T-Cross. Embora o modelo da Volkswagen continue com boa margem (8.115 unidades em abril), o avanço gradual mostra que o Honda pode disputar de igual para igual, especialmente se a marca mantiver boa estratégia comercial e de disponibilidade nas concessionárias.
Com isso, o cenário dos SUVs compactos e médios pode mudar novamente nos próximos meses. Enquanto todos os olhos estavam voltados para o Corolla Cross, que desbancou o Compass no segmento dos SUVs médios, o Honda HR-V vem conquistando espaço — e agora mira o topo do ranking geral.
Os dados abaixo são da Jato Dynamics.
Você pode gostar: Mustang manual é obra de arte que custa R$ 600 mil
O Honda HR-V de nova geração estreou em 2022 com mudanças importantes no visual, acabamento e conjunto mecânico.
Posicionado entre os SUVs compactos, o modelo exibe um perfil mais sofisticado e um bom histórico da marca para conquistar espaço no mercado — e, pelos números recentes, a estratégia tem funcionado.
Atualmente, está disponível em quatro versões, todas com motor 1.5, mas com duas configurações diferentes:
EX e EXL: usam o motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, sempre com câmbio continuamente variável (CVT)
Advance e Touring: têm motor 1.5 turboflex, que entrega até 177 cv e 24,5 kgfm, também com transmissão CVT
A diferença entre os motores se reflete diretamente na proposta de cada versão. As configurações aspiradas miram o público que prioriza economia e conforto no dia a dia, enquanto as turbinadas têm foco em desempenho e mais itens de tecnologia e segurança.
Honda HR-V EX 1.5 aspirado CVT: R$ 156.100
Honda HR-V EXL 1.5 aspirado CVT: R$ 165.900
Honda HR-V Advance 1.5 turbo CVT: R$ 192.700
Honda HR-V Touring 1.5 turbo CVT: R$ 204.200
Entre os destaques do HR-V estão o bom espaço interno, o acabamento mais refinado que o da média do segmento e o pacote de segurança Honda Sensing, disponível em todas as versões.
Esse conjunto inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e farol alto automático.
Com essa combinação de atributos, o HR-V é um SUV competitivo e bem posicionado - tanto para quem busca racionalidade quanto para quem quer um carro mais completo sem chegar aos valores de SUVs maiores.



Email enviado com sucesso!