O que esperar de cada equipe da Fórmula 1 em 2021

Com base nos testes e, principalmente, no GP do Bahrein, a coluna exerce a futurologia e prevê o que será de cada time

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Marcus Celestino
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Enfim, a temporada 2021 da Fórmula 1 começou. Até que não esperamos muito, mas parece que foi uma eternidade. Aquela nuvem de ansiedade pelo retorno, graças, dissipou. Tivemos os testes e um GP do Bahrein recheado de batalhas emocionantes - em especial o duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.

Com base nessa rodagem dos carros, que já têm alguma quilometragem, a coluna resolveu exercer a gloriosa futurologia. Equipe por equipe, vamos te contar, em algumas linhas, o que esperar de cada uma delas para o grande prêmio da Emilia Romagna e também para as corridas subsequentes.

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Evidente que é apenas um exercício. Times e pilotos evoluirão bastante no decorrer da temporada, se adaptarão às novas regras para este ano. Mensurar essa evolução é deveras complicado e, por isso, é dificílimo cravar quem terminará no topo. Mesmo assim a gente brinca, né?

O que esperar de cada equipe da Fórmula 1 em 2021

Mercedes

Uma estratégia agressiva fez com que Lewis Hamilton garantisse a vitória no Bahrein  - seu primeiro triunfo no GP de abertura da temporada desde 2015. Não fosse isso, Max Verstappen teria vencido. O conceito de baixo rake da Mercedes parece não funcionar muito bem este ano. Tanto é que a escuderia teve uma horrenda perda de 2s121 se compararmos com o desempenho em 2020. Só Aston Martin e Haas tiveram maior déficit.

Em Ímola e em Portimão, próximas etapas, a Mercedes terá de correr novamente atrás da Red Bull. O W12 ainda não é capaz de chegar na grande rival em pistas de média ou alta. Por esse motivo, o time terá de fazer o dever de casa com perfeição e contar, mais uma vez, com uma pilotagem magistral de Lewis Hamilton. A tendência, contudo, é que o W12 evolua, passe a dar menos traseira e facilite a vida do heptacampeão mundial e de seu companheiro, Valtteri Bottas.

Lewis Hamilton Mercedes equipe fórmula 1 2021
Lewis Hamilton venceu GP do Bahrein graças a uma pilotagem magistral e ótima estratégia do time
Crédito: Divulgação
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Red Bull

O conceito de alto rake da Red Bull, cortesia de Adrian Newey, enfim parece voltar a fazer sentido. O pico de downforce, no entanto, ainda é muito elevado e, por isso, o RB16B segue bastante arisco. Se o time de Milton Keynes der aos seus pilotos uma plataforma aerodinâmica pouco mais estável, aí é que vai ficar difícil mesmo para a Mercedes.

A equipe tem muito a agradecer, na verdade, aos japoneses da Honda. O motor teve notório ganho de performance e se mostrou muito confiável. Hoje, talvez, seja a melhor unidade de potência do grid. E isso é ótimo para a Red Bull, que tem a chance de, em 2021, destronar a Mercedes.

Max Verstappen
Max Verstappen perdeu a oportunidade de vencer a corrida inaugural da temporada 2021
Crédito: Divulgação
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McLaren

Embora Daniel Ricciardo e Lando Norris tenham reclamado bastante do MCL35M, o carro demonstrou ritmo muito bom durante os testes. Na primeira corrida do ano não foi diferente. Ricciardo e Norris fizeram um ótimo papel.

Por ora, a McLaren é a terceira força do grid, atrás apenas de Mercedes e Red Bull. Todavia, ainda não sabemos como o MCL35M, equipado com unidade de potência da Mercedes, se portará em pistas que demandem mais chão.

Ferrari

Assim como o Ever Given, que estava de bobeira no Canal de Suez, parece que os Ferrari desencalharam em 2021. Não à toa, a equipe foi a que menos perdeu tempo se compararmos com 2020: apenas 0s541.

A unidade de potência teve ganho de performance considerável. Até parece, veja você, que a FIA fez vista grossa sobre a picaretagem do motor Ferrari de 2019. Mas não é só isso. Enfim, depois de muito tempo, a equipe de Maranello traz pacote aerodinâmico interessante e não confia plenamente em seu propulsor.

A Ferrari ainda não voltou ao vitorioso patamar de outrora, mas a evolução é latente. A depender do desenrolar, pode brigar pela terceira posição do campeonato.

Ferrari SF21 equipe fórmula 1 2021
Carlos Sainz (foto) e Charles Leclerc deverão conquistar bons pontos para a Ferrari em 2021
Crédito: Divulgação
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AlphaTauri

Quem disser que já esperava por um ótimo desempenho da AlphaTauri nos testes e no GP do Bahrein, estará certamente dando aquele migué. O time de Faenza parece ter trabalhado muito bem na perda de downforce. Tanto que seu déficit de tempo ante 2020 é de 1s361.

Além disso, a equipe, assim como a irmã Red Bull, foi favorecida pela evidente melhora na unidade de potência da Honda. Franz Tost, chefão do time, diz que a AlphaTauri briga pelo quinto lugar no Mundial de Construtores. No entanto, se usar bem seu tempo de túnel de vento e de simulações no CFD, pode entrar na briga pelo terceiro lugar.

Alpine

De uma coisa a coluna tem certeza: o A521, com sua caixa de ar e sidepods de cintura mais alta, é lindo. No entanto, a solução encontrada pelo time para resolver os desafios trazidos pelo novo regulamento ainda são uma incógnita. Fato é que a Alpine perdeu 1s832 entre 2020, quando ainda atendia por Renault, e 2021.

Mesmo na contramão do grid com sua solução da caixa de ar e do sidepod, a equipe pareceu ter começado o ano de onde parou em 2020. Em sua volta à categoria, Fernando Alonso brigou por bons pontos até sua corrida ter sido interrompida por uma sacola de sanduíche que destruiu os dutos de freio.

Já Esteban Ocon foi Esteban Ocon. À exceção da pancada que levou de Sebastian Vettel, teve corrida excessivamente discreta. A Alpine vai ter que trabalhar - e muito - para fechar o ano no top 4.

Aston Martin

A Aston Martin retrocedeu. Muito. O déficit da equipe entre 2020, quando era Racing Point, e 2021 é de 2s279. Só a Haas perdeu mais tempo. O AMR21 deu apenas 314 voltas nos testes. O melhor tempo foi 1m30.460s, de Lance Stroll, com compostos do tipo C5. Além disso, o carro apresentou muitos problemas de confiança, o que prejudicou (e muito) a vida de Stroll e de seu companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel.

O AMR21 tem ritmo, e isso pudemos constatar. No entanto, ainda não é o pace ideal para disputar o terceiro lugar no Mundial de Construtores. O baixo rake não fez bem ao carro, que terá de receber updates bem, digamos, robustos para ter melhor performance nas próximas corridas.

Alfa Romeo

O C41 é uma pequena joia. O carro se mostrou muito rápido nos testes. Na primeira corrida do ano, embora não tenham pontuado, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi tiveram um ritmo muito bom. Mas não é só pace de corrida que agrada. O C41 tem incrível potencial, ao menos no momento, de Q2. Q3 até.

A Alfa Romeo manteve o uso de aletas mais "curtinhas" a fim de dar mais carga à asa dianteira. Para compensar, porém, deixou a asa do C41 mais no chão. Ótima jogada do time baseado em Hinwil, que tem chances de brigar por bons pontos na Fórmula 1 em 2021.

Williams

Dá para ver que a Williams evoluiu. O FW43B, contender deste ano, apresentou ritmo de treino e corrida muito mais próximos do meio do pelotão. O carro, todavia, pareceu não ter se adaptado tão bem às condições no Bahrein - especialmente ao vento.

George Russell, principal piloto do time, atentou para o fato de que o comportamento do FW43B irá variar bastante conforme a pista. Para o britânico, vai ser praticamente uma montanha-russa em termos de performance. Mesmo assim, Russell crê que a Williams conquiste alguns pontos na temporada 2021 da Fórmula 1. Também acreditamos.

Haas

A temporada 2021 da Haas na Fórmula 1 tem cara de tragédia anunciada. Günther Steiner, chefão da equipe, disse que o time sequer desenvolverá o VF-21 durante o ano. O foco, segundo Steiner, é 2022.

A Haas ainda tem outro problema: os pilotos. Mick Schumacher e Nikita Mazepin são calouros na categoria. Andar no fim do pelotão não será nada fácil para os jovens. O filho do heptacampeão Michael Schumacher até que foi bem nos testes e terminou a corrida.

Mazepin, por sua vez, só fez trapalhadas e deixou o GP do Bahrein ainda na primeira volta após erro bisonho. O filho do oligarca russo Dmitry Mazepin mostrou zero controle do VF-21. Como diria Lewis Hamilton, "cash is king" ("o dinheiro manda", numa tradução com licença poética). Enquanto isso, tem piloto muito melhor por aí sem vaga no grid.

Segundo Steiner, Haas VF-21 não terá atualizações durante a temporada
Crédito: Divulgação
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Toda a última quarta-feira do mês a coluna Chicane traz reflexões e histórias do mundo do automobilismo, em especial a Fórmula 1, com Marcus Celestino.

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