Um dos SUVs mais vendidos do Brasil, o Toyota Corolla Cross somou mais de 18 mil emplacamentos no acumulado deste ano. Porém, mesmo com essa boa procura no mercado, o SUV não está livre de polêmicas. Uma delas é sobre o escapamento traseiro proeminente do carro feito em Sorocaba (SP). Controvérsias à parte, essa não é a única diferença entre o Cross nacional e o mesmo utilitário produzido nos Estados Unidos. Confira a seguir outros pontos distintos.

Uma característica exótica do Toyota Corolla Cross brasileiro é o freio de estacionamento por pedal, que é acionado ou liberado com o uso do pé esquerdo. O sistema é o mesmo usado no híbrido importado Toyota Prius, modelo com o qual o SUV compartilha a plataforma. Já no Cross americano a marca japonesa optou por uma solução técnica diferente, com o uso de um freio de estacionamento eletrônico, com acionamento por botão.
No Brasil e nos mercados asiáticos, a Toyota optou por lançar o Corolla Cross com um conjunto de suspensão traseira do tipo eixo de torção. Essa solução é mais simples que a multilink oferecida no SUV vendido nos Estados Unidos, mas por outro lado é considerada mais robusta. O que, no final das contas, acaba fazendo mais sentido em um utilitário esportivo - pincipalmente nas condições de rodagem que temos por aqui.
O brasileiro Corolla Cross Hybrid está equipado com um conjunto motriz composto por um motor 1.8 flex de 101 cv e um propulsor elétrico para oferecer a potência combinada de 122 cv. Já o Hybrid americano tem um 2.0 a gasolina combinado a um motor a bateria para desenvolver 197 cv. Outra diferença está no sistema de tração integral, indisponível nas variações híbridas brasileiras.
Com um pacote bem parecido em termos de equipamentos de segurança, o Cross americano se diferencia por ter itens adicionais de conforto e comodidade, como o sistema de som premium da JBL, bancos dianteiros com aquecimento e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos.
Com um posicionamento de mercado diferente nos Estados Unidos, a linha Corolla Cross tem por lá espaço para uma versão de visual bem básico. O nível de acabamento "L" combina o motor 2.0 a gasolina com rodas de aço de 17 polegadas decoradas com calotas plásticas, peças da carroceria na cor preta, ar-condicionado manual, painel de instrumentos mais simples e multimídia com telinha de sete polegadas.