O Volkswagen Tera estreia em junho nas concessionárias. Mas a marca já divulgou todas as informações a respeito do novo SUV compacto. Inclusive, qual é o consumo de combustível do modelo.
Se você quer conhecer a gama de versões e os preços do Volkswagen Tera, pode clicar aqui no link.
Mas se você está mais interessado em entender os números de consumo do Tera, então confira que falamos exatamente disso nas linhas a seguir.

O Tera será comercializado inicialmente em três configurações diferentes de motor e câmbio: 1.0 aspirado de 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas, 1.0 turbo de 116 cv de potência e transmissão manual de cinco velocidades, além do 1.0 turbo com o câmbio automático de seis marchas.
O Tera MPI registra médias de consumo urbano de 9,1 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina). Já o consumo rodoviário é de 10,2 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina).
Já o Tera TSI manual registra consumo médio urbano de 9,0 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina). O consumo rodoviário é de 10,3 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina).
Nas versões Comfort e High do Tera, equipadas com motor turbo e câmbio automático, o consumo médio urbano é de 8,6 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina), enquanto o rodoviário é de 10,3 km/l (etanol) e 14,5 km/l (gasolina).
Isso vai depender justamente do ciclo de consumo.
O Tera MPI tem como único concorrente 1.0 o Citroën Basalt Feel manual. Modelo maior e equipado com um motor de 75 cv.
Apesar disso, os dois SUVs tem números de consumo bem parelhos: o Basalt é ligeiramente melhor com etanol e na cidade (9,2 km/l) e empata quando abastecido com gasolina (13,2 km/l). Por outro lado, o Tera rende melhor na estrada, já que o Basalt roda até 10,1 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina).
Já o Tera TSI manual tem como único concorrente 1.0 turbo e manual o Renaull Kardian Evolution, que combina um propulsor de 125 cv com uma transmissão de seis marchas.
Neste caso, o Tera consome leva a melhor que o SUV da Renault em todas as condições, já que o Kardian manual registra médias de consumo urbano de 8,6 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina), enquanto o consumo rodoviário é de 10,2 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina).
E como se sai o novo SUV com motor turbo e câmbio manual? Apesar das diferenças nos conjuntos de rodas e pneus, os Tera Comfort e High registram algunas resultados impressionante frente aos concorrentes Fiat Pulse e Renault Kardian, em suas versões "mil" sobrealimentadas e com o câmbio automático.
Na comparação com o Pulse Hybrid, o Tera consome menos combustível na estrada. Já na cidade, o SUV da Fiat vai melhor, com médias de 9,3 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina). Mérito do sistema híbrido-leve que equipa o modelo.
O Kardian leva a melhor em consumo urbano com etanol (8,8 km/l) e empata em consumo urbano com gasolina (12,2 km/l), enquanto o Tera vai bem melhor na estrada, com etanol ou gasolina.