Você conhece o Aston Martin DBS? A fabricante britânica de carros esportivos de luxo preparou uma despedida em grande estilo (e potência) para a atual geração do cupê DBS.
Chamado de 770 Ultimate, o lançamento tem edição limitada a 499 unidades (todas vendidas antecipadamente) e é a versão mais potente já produzida pela Aston Martin até o hoje.
O posto no topo da hierarquia é garantido pelo gigante motor V12 5.2 biturbo, que rende ao cupê um total de 770 cv e impressionantes 91,8 kgf.m de torque, entregues já em baixa rotação - a partir de 1.800 rpm.
Para controlar o doze cilindros, a marca escolheu a transmissão automática da ZF de oito marchas, com diferencial de deslizamento mecânico limitado montado na traseira.
Segundo a Aston Martin, o ganho de potência do modelo em relação ao seu antecessor, que tinha 712 cv, foi proporcionado por melhorias mecânicas. Entre elas, a marca cita o novo padrão de escape, mudança na árvore de ignição e um aumento de 7% na pressão máxima do turbo.
Ainda na parte mecânica, o DBS 770 Ultimate ganhou uma nova coluna de direção, que dá melhor resposta ao volante e aumenta o nível de feedback para o motorista. As suspensões têm calibragem exclusiva e também foram feitas melhorias estruturais para elevar a rigidez estrutural lateral e torcional do cupê em 25% e 3%, respectivamente.
No visual, o cupê mudou, em partes, com o objetivo de atender às demandas criadas pelo V12 fuçado. Isso inclui novas saídas de ar em formato de ferradura no imenso capô, que resultam em um aumento no fluxo de ar que passa pelo motor.
A Aston Martin também explorou o uso da fibra de carbono. O material está espalhado por dentro e fora do cupê. Na parte externa, está em itens como as capas dos retrovisores, frisos das portas e soleiras.
Nas laterais, as saídas nos para-lamas aparecem mais incorporadas ao visual e as rodas de 21 polegadas com design multi-raio inspiradas nos modelos Valkyrie e Victor são um espetáculo à parte. A traseira ganhou um novo difusor.
Por dentro, mais fibra de carbono e muito luxo. O modelo tem o material leve usado em detalhes do console, painel, volante e também nas aletas para troca de marchas. Há ainda revestimento em Alcântara, costuras e couro.
Os bancos do modelo são do tipo concha com estrutura em (de novo) fibra de carbono e revestimento em Alcântara, couro e costuras contrastantes. Assim como acontece no encosto de braço, que tem uma tira de couro com uma espécie de fivela - em alusão à versão Ultimate.
Das 499 unidades previstas do DBS 770 Ultimate, 300 serão cupê e outras 199 da versão "volante", a conversível. A previsão das primeiras entregas é para junho deste ano e o preço é de 314 mil euros (R$ 1,772 milhão, em conversão direta).
Infelizmente, mesmo que você seja rico o suficiente, comprar uma unidade desse bólido não será mais possível: todas já foram vendidas. Talvez de segunda mão...



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