O último e mais potente Aston Martin DBS

Marca britânica encerra geração do cupê com versão 770 Ultimate que usa o motor V12 biturbo de 770 cv

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O último e mais potente Aston Martin DBS
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você conhece o Aston Martin DBS? A fabricante britânica de carros esportivos de luxo preparou uma despedida em grande estilo (e potência) para a atual geração do cupê DBS.

Chamado de 770 Ultimate, o lançamento tem edição limitada a 499 unidades (todas vendidas antecipadamente) e é a versão mais potente já produzida pela Aston Martin até o hoje.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O motor V12 biturbo recebeu melhorias para subir de 712 cv para 770 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

Motor do Aston Martin DBS 770 Ultimate

O posto no topo da hierarquia é garantido pelo gigante motor V12 5.2 biturbo, que rende ao cupê um total de 770 cv e impressionantes 91,8 kgf.m de torque, entregues já em baixa rotação - a partir de 1.800 rpm.

Para controlar o doze cilindros, a marca escolheu a transmissão automática da ZF de oito marchas, com diferencial de deslizamento mecânico limitado montado na traseira.

Segundo a Aston Martin, o ganho de potência do modelo em relação ao seu antecessor, que tinha 712 cv, foi proporcionado por melhorias mecânicas. Entre elas, a marca cita o novo padrão de escape, mudança na árvore de ignição e um aumento de 7% na pressão máxima do turbo.

O visual do esportivo foi modificado também para atender à maior demanda de admissão de ar
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda na parte mecânica, o DBS 770 Ultimate ganhou uma nova coluna de direção, que dá melhor resposta ao volante e aumenta o nível de feedback para o motorista. As suspensões têm calibragem exclusiva e também foram feitas melhorias estruturais para elevar a rigidez estrutural lateral e torcional do cupê em 25% e 3%, respectivamente.

As rodas de 21 polegadas do DBS 770 Ultimate têm design similar às usadas nos modelos Valkyrie e Victor
Crédito: Divulgação
toggle button

Design funcional

No visual, o cupê mudou, em partes, com o objetivo de atender às demandas criadas pelo V12 fuçado. Isso inclui novas saídas de ar em formato de ferradura no imenso capô, que resultam em um aumento no fluxo de ar que passa pelo motor.

O modelo será vendido em edição limitada a 499 unidades, sendo 300 da versão cupê e 199 da versão conversível
Crédito: Divulgação
toggle button

A Aston Martin também explorou o uso da fibra de carbono. O material está espalhado por dentro e fora do cupê. Na parte externa, está em itens como as capas dos retrovisores, frisos das portas e soleiras.

Nas laterais, as saídas nos para-lamas aparecem mais incorporadas ao visual e as rodas de 21 polegadas com design multi-raio inspiradas nos modelos Valkyrie e Victor são um espetáculo à parte. A traseira ganhou um novo difusor.

Fibra de carbono dentro e fora

Por dentro, mais fibra de carbono e muito luxo. O modelo tem o material leve usado em detalhes do console, painel, volante e também nas aletas para troca de marchas. Há ainda revestimento em Alcântara, costuras e couro.

Os bancos do modelo são do tipo concha com estrutura em (de novo) fibra de carbono e revestimento em Alcântara, couro e costuras contrastantes. Assim como acontece no encosto de braço, que tem uma tira de couro com uma espécie de fivela - em alusão à versão Ultimate.

O acabamento interno do Aston Martin tem detalhes em fibra de carbono
Crédito: Divulgação
toggle button

Das 499 unidades previstas do DBS 770 Ultimate, 300 serão cupê e outras 199 da versão "volante", a conversível. A previsão das primeiras entregas é para junho deste ano e o preço é de 314 mil euros (R$ 1,772 milhão, em conversão direta).

Infelizmente, mesmo que você seja rico o suficiente, comprar uma unidade desse bólido não será mais possível: todas já foram vendidas. Talvez de segunda mão...

Comentários
Wid badge