Obter a CNH Digital agora está mais simples

Aplicativo gratuito elimina a necessidade de comparecer a um posto do Detran para conseguir obter a CNH Digital

  1. Home
  2. Notícias
  3. Obter a CNH Digital agora está mais simples
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até outro dia era um contrassenso. Apesar da palavra digital, o passo final para obter o documento virtual era obrigatoriamente se deslocar até um posto regional de Departamento de Trânsito (Detran) para autenticar os dados pessoais. Era. Agora, o processo está mais simples: o documento é gerado remotamente por meio de um aplicativo para smartphones e tablets.

Chamado de Carteira Digital de Trânsito (CDT), o app foi criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está disponível de forma gratuita nas lojas virtuais Google Play e App Store. Para ter acesso a CNH Digital, no entanto, é necessário ter a CNH em papel com QR Code impresso no verso. Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros possuem o documento com o código de barras bidimensional.

icon photo
Legenda: O documento virtual é uma alternativa a CNH física de papel
Crédito: Divulgação

Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a CDT “é uma política pública que em médio e longo prazo vai se tornar desnecessária à impressão da CNH pelo papel, o que vai reduzir custo para o cidadão e do órgão público perante o usuário que o fizer pelo meio digital”. Um levantamento recente aponta que 620 mil brasileiros já possuem o documento digital.

SEGURANÇA

Quem ainda não confia ou duvida sobre a segurança do app, existem diferentes camadas no aplicativo que garantem a segurança do processo de emissão do documento. “Primeiro, o dispositivo móvel realiza a leitura e validação do QR Code, impresso na parte interna da CNH em papel. Depois, o cidadão passa por uma etapa de validação biométrica facial, garantindo a correta identificação da pessoa”, explica a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors