Onde fica o airbag do meu carro?

Veja aqui como identificar as bolsas infláveis na cabine do veículo e qual a finalidade de cada uma

  1. Home
  2. Notícias
  3. Onde fica o airbag do meu carro?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desde 2014 todo carro fabricado no Brasil devem vir equipado com freios ABS e airbag frontais. Mas muitas montadoras vão além e instalam bolsas infláveis para os demais ocupantes do veículo, não só para quem está na frente. Mas você sabe quais são e onde ficam os demais airbags? E, principalmente, para quê eles servem? Então, acompanhe.

BOLSAS FRONTAIS

Os dois airbags que ajudam na proteção do motorista e passageiro da frente normalmente ficam instalados, respectivamente, no volante e no lado direito do painel, acima do porta-luvas. Eles têm a função de evitar o impacto do corpo dos ocupantes com parte rígidas do habitáculo na hora de uma colisão. Para identificá-los basta visualizar a inscrição "airbag" no centro da direção e no painel de instrumentos ao lado do passageiro.

LATERAIS

Já para os airbags laterais, a mesma inscrição pode estar localizada em dois lugares: ou em etiquetas nas laterais dos encostos dos bancos dianteiros ou nas partes internas das portas (mas essa última configuração é menos comum). Esses airbags protegem os ocupantes em batidas laterais, evitando ferimentos em contato com as portas do carro.

CORTINA

Como o próprio nome diz, o airbag de cortina fica instalado no teto do carro e as inscrições ficam os revestimentos das colunas A, B ou C. Eles se abrem para evitar que o vidro das janelas se choque com os passageiros.

JOELHOS

Normalmente o airbag de joelho só é instalado do lado do motorista e o "airbag" fica escrito em partes inferiores do painel, abaixo da coluna de direção.

Além dessas inscrições nas partes de acabamento interno do carro, também há luz de advertência no painel de instrumentos. Essa luz deve acender ao ligar o carro, permanecer acesa por alguns segundos e apagar logo em seguida. Caso ela permaneça acesa, leve o carro para uma oficina especializada. Isso pode dizer que há uma falha no sistema e o airbag pode não funcionar.

Segundo o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a sigla SRS, inscrita em alguns modelos substituindo a palavra "airbag", significa Supplemental Restraint System, ou seja, "Sistema de Retenção Suplementar". Isso quer dizer que o airbag é um complemento aos sistemas de segurança do veículo, e que o cinto de segurança é fundamental e deve ser sempre utilizado.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors