Onix ganha potência e torque com motor recalibrado

Mudança foi feita para adequar o modelo à norma de emissões Proconve L8. Em algumas versões, o consumo melhorou

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Roberto Dutra
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O Chevrolet Onix está mais potente e torcudo. A marca anuncia a chegada dos motores 1.0 dos modelos Onix (hatch) e Onix Plus (sedã) com recalibragem na central eletrônica, en adequação às novas normas de eissões Proconve L8, que entraram em vigor no início deste ano.

Desta forma, o motor CSS Prime aspirado de três cilindros em linha e 1.0 litro usado pelas versões de entrada dos modelos agora tem 80 cv de potência e 12,6 kgf.m de torque, contra 78 cv e 9,6 kgf.m de antes - com gasolina. Com etanol, os números são os mesmos de antes: 82 cv e 10,6 kgf.m.

Embora tenha ficado mais forte, o motor também ficou mais econômico - mas, curiosamente, apenas no hatch. Segundo a fabricante, o consumo urbano com etanol passou de 9,3 km/l para 9,6 km/l, enquanto na estrada foi de 11,4 km/l para 11,9 km/l. Com gasolina, a melhora foi de 13,3 km/l na cidade e de 16,5 km/l para 16,9 km/l na estrada.

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Chevrolet Onix Plus
Dependendo da versão e do combustível, o Chevrolet Onix Plus ficou mais forte e mais econômico
Crédito: Divulgação
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A configuração sedã, por sua vez, teve leve piora no consumo: com etanol, de 9,3 km/l para 9,2 km/l na estrada, e de 12 km/l para 11,8 km/l na estrada. Já com gasolina o consumo permaneceu o mesmo de antes da ecalibragem - 13,5/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Segundo a Chevrolet, todos os números de consumo são iguais com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Mudanças também nas versões turbinadas

As versões do Onix equipadas com motor turbinado tambem tiveram mudanças na potência, que passou de 115 cv para 121 cv com etanol, e de 115 cv para 116 cv com gasolina. O torque continua o mesmo de antes: 16,8 kgf.m com etanol e 16,3 kgf.m com gasolina.

O hatch com câmbio manual de cinco marchas teve leve melhora no consumo: com etanol, de 9,1 km/l para 9,3 km/l na cidade e de 11,1 km/l para 11,7 km/l na estrada. Com gasolina, melhorou de 13,1 km/l para 13,5 km/l na cidade, e de 16,1 km/l para 16,7 km/l na estrada.

A recalibragem nos motores do Onix foi feita em adequação ao Proconve L8
Crédito: Reprodução
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Já com câmbio automático de seis marchas o consumo com etanol na cidade passou de 8,3 km/l para 8,2 km/l cidade, mas melhorou com gasolina - de 11,6 km/l para 12 km/l.

Com o motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, o sedã Onix Plus, por sua vez, viu seu consumo com etanol cair - na cidade, de 8,6 km/l para 8,5 km/l; na estrada, de 11,1 km/l para 11 km/l. Com gasolina, a mudança foi de 12,1 km/l para 12 km/l na cidade e de 15,8 km/l para 15,6 km/l na estrada.

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