Há alguns anos, os sedãs médios e as picapes lideravam o ranking de modelos nacionais mais caros. Hoje essa realidade mudou: a lista, agora, é composta, na maioria, por carros de marcas de luxo, que chegam a custar mais de meio milhão de reais.
Mas quais seriam os carros que lideram esse ranking? Confira no levantamento feito pelo WM1.
A BMW lidera a lista com o X4 M40i, SUV cupê montado em Araquari (SC). O modelo entrega bom desempenho graças ao motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha a gasolina, que entrega 360 cv de potência e 51 kgf.m de torque, combinado ao câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Outro modelo da marca alemã montado em Santa Catarina, o SUV médio é equipado com o mesmo conjunto mecânico do X4 M40i.
Além ocupar a terceira posição do ranking de carros nacionais mais caros, o SUV lidera quando se trata apenas de modelos com motorização a diesel. O Discovery Sport R-Dynamic SE é montado em Itatiaia (RJ) na configuração de sete lugares, equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 43 kgf.m, câmbio automático de nove velocidades e tração integral.
A versão topo de linha do SUV de entrada da BMW é movida pelo motor 2.0 turbo flex de quatro cilindros de 231 cv e 35,7 kgf.m, ligado à transmissão automática de oito marchas e tração dianteira.
Fabricado em São José dos Campos (SP), o SUV baseado na picape S10 é uma boa opção se comparado aos principais concorrentes, que são importados e custam mais de R$ 300 mil. A única motorização disponível é a 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve 200 cv de potência e 51 kgf.m de torque, conectado ao câmbio automático de seis velocidades. A tração é 4x4 com reduzida.
Montado em Iracemápolis (SP), o sedã é o primeiro com sistema híbrido-leve feito no país. Ele é movido pelo motor 1.5 turbo a gasolina de 183 cv e 28,6 kgf.m, conectado a um alternador de maior capacidade, que fornece energia para os sistemas elétricos e ainda ajuda a economizar combustível.
Renovada recentemente, a picape feita em Catalão (GO) custa o mesmo que a Toyota Hilux SRX importada da Argentina. Seu conjunto mecânico é formado pelo motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgf.m, câmbio automático de seis marchas e tração 4x4.
A configuração mais cara da S10 traz visual diferente das demais versões e o mesmo conjunto motriz do SUV Trailblazer, com o qual divide a linha de montagem em São José dos Campos (SP).
A série especial do SUV mais vendido do país é montada em Goiana (PE). O modelo traz um interessante pacote de assistências de condução e motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgf.m com câmbio automático de nove marchas e tração 4x4.
O sedã médio mais caro feito no Brasil está prestes a sair de linha em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar à nova geração lançada na Europa. Nessa configuração, o A3 Sedan é equipado com o motor 2.0 turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgf.m, atrelado à caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.