Os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil

Veículos com esse tipo de propulsão ainda são mais caros que os a combustão, mas oferta de modelos tem crescido. Veja:

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros elétricos tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos nos países desenvolvidos, mas ainda são para poucos consumidores aqui no Brasil devido ao preço e a escassa estrutura de abastecimento. Ainda assim, as vendas desses modelos bateram recorde em 2020.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 19.745 veículos elétricos foram comercializados no país no ano passado, aumento de 66,5% em comparação com as 11.858 unidades vendidas em 2019. De acordo com a entidade, pela primeira vez os elétricos representaram 1% do mercado total de automóveis no Brasil.

Os veículos movidos a eletricidade ainda são projetos recentes, resultado de complexos processos de pesquisa e desenvolvimento. As tecnologias aplicadas nos elétricos ainda não amadureceram no mercado o suficiente para amortizar os seus custos.

Mas, com o avanço dos recursos e os ganhos de escalo com o aumento da produção nos próximos anos, a tendência é que os carros elétricos atinjam preços semelhantes aos dos modelos a combustão. Já há estudos que apontam que os carros elétricos já estarão mais baratos em seis anos. E, aqui no Brasil, a gama de elétricos ainda crescerá muito, inclusive com novos modelos que chegarão este ano.

Os 5 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil

Portanto, apesar de ainda não estarem com preços no nível dos modelos a combustão, já há carros elétricos mais acessíveis. O WM1 listou abaixo os cinco modelos mais em conta à venda no mercado brasileiro. Confira:

1º) JAC iEV20 (R$ 159.900)

O elétrico mais em conta do Brasil tem uma proposta essencialmente urbana. A JAC divulga uma aceleração de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos para o iEV20. O motor de apenas 68 cv compensa a baixa potência com o bom torque de 21,9 kgf.m, força suficiente para cumprir com boa disposição as tarefas do trânsito das grandes cidades. Autonomia: 400 quilômetros.

Com uma variada linha de modelos elétricos, a JAC Motors ainda oferece no Brasil os SUVs iEV40 (R$ 189.900) e E-JS4 (R$ 244.900), além da picape iEV330P (R$ 299.900) e do caminhão iEV1200T (R$ 369.900).

carros elétricos: Jac Iev20
O iEV20 entrega 68 cv potência e tem autonomia de 400 quilômetros
Crédito: Divulgação

2º) Renault Zoe (R$ 204.990)

Terceira geração do carro elétrico mais vendido na Europa, o Renault Zoe é oferecido no mercado brasileiro em duas versões: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990). O compacto é movido por um motor dianteiro, que entrega 135 cv de potência e 25 kgf.m de torque instantâneo, alimentado por uma bateria de 52 kWh de capacidade. Autonomia: 385 quilômetros.

Renault Zoe 2020
Renault Zoe é movido por um motor dianteiro, que entrega 135 cv de potência e 25 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação

3º) Chevrolet Bolt (R$ 274 mil)

O hatch foi recém-reestilizado e até ganhou uma variante SUV nos Estados Unidos. Além do bom nível de equipamentos e do espaço interno de minivan, o Bolt é equipado com um motor elétrico de 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. Autonomia: 416 quilômetros.

Carros elétricos: Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt oferece bom nível de equipamento e espaço interno de minivan
Crédito: Divulgação

4º) Nissan Leaf (R$ 277.990)

Um dos elétricos mais vendidos do mundo, o Leaf é importado da Inglaterra equipado com um motor que fornece 149 cv e 32,6 kgf.m. Capaz de atingir os 100 km/h na casa dos 8 segundos, o hatch tem desempenho mais do que satisfatório para o uso diário. Autonomia: 270 quilômetros.

Thumbnail Nissan Leaf
Importado da Inglaterra, o Nissan Leaf é um dos elétricos mais vendidos do mundo
Crédito: Divulgação

5º) JAC iEV330P (R$ 299.900)

Apesar de a nova Ford F-150 Lightning ter chamado a atenção recentemente, foi a JAC que lançou a primeira picape elétrica de produção em série do mundo. O modelo é vendido no Brasil desde o segundo semestre de 2020 com uma proposta voltada ao uso comercial. Equipada com um motor de 150 cv de potência e 34 kgf.m de torque, que traciona somente as rodas traseiras, a JAC iEV330P tem capacidade de carga de 800 kg. Autonomia: 315 quilômetros.

JAC iEV330P é a primeira picape elétrica de produção em série do mundo
Comentários