O canal de notícias da Webmotors

Os 6 SUVs mais rápidos do Brasil

Todos têm aceleração de 0 a 100 km/h inferior a 5 segundos

por Redação WM1

SUV é a sigla para Sport Utility Vehicles (Veículos Utilitários Esportivos). Mas a tal esportividade ficava restrita ao design. Ficava do verbo não fica mais. As montadoras renderam-se ao sucesso dos grandalhões e colocaram motores de alto desempenho neles – até marcas que nunca haviam fabricado utilitários, como Bentley e Jaguar, entraram na brincadeira. O resultado foi a disseminação de verdadeiros tratores envenenados.


Preparamos uma lista com os seis mais rápidos à venda no Brasil porque tivemos um empate na quinta colocação. Todos cumprem aceleração de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.


MERCEDES-BENZ GLA 45 AMG –  4,8 s


Há quem não considere o GLA um SUV pela estatura baixa de 1,47 metro. No caso, estaria mais para um crossover. O fato é que o modelo que custa R$ 333.900 carrega motor 2.0 de quatro cilindros mais potente do mundo. O turbinado desenvolve 360 cv e 45,8 kgf.m de torque máximo.


Com gerenciamento do câmbio automatizado de dupla embreagem, o Mercedes precisa de 4,8 segundos para cumprir a distância de 0 a 100 km/h.



AUDI RS Q3 – 4,8 s


O rival direto do GLA 45 AMG é o Audi RS Q3. A aceleração 0 a 100 km/h de ambos é rigorosamente a mesma: 4,8 segundos. A diferença é que o modelo da marca das argolas tem um propulsor maior (2.5 turbo de 340 cv). Mas o torque é o mesmo de 45,8 kgf.m, disponível entre 1.600 rpm e 5.300 rpm.


A transmissão também segue a mesma receita do rival: automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. Já o preço do Audi é um pouco mais em conta e sai por R$ 321.990.



LAND ROVER RANGE ROVER SVR – 4,7 s


Único britânico da lista, o grandalhão de 4,85 metros precisou de 8 minutos e 14 segundos para percorrer o circuito de Nürbugring em 2014. Na época, foi um recorde entre os SUVs, que só veio a ser quebrado pelo Porsche Cayenne Turbo S, que cumpriu o desafio com o tempo 7:59.74.


O Ranger Rover Sport SVR tem o mesmo powertrain do Jaguar F-Type: motor 5.0 Supercharged de 550 cv e 69,3 kgf.m de torque máximo aliado a uma transmisão automática de oito velocidades. No Brasil, o veículo não tem valor tabelado. O preço é sob consulta, porém, custa cerca de R$ 600.000.


Veja como foi o desempenho do bruto no nosso Flying Lap:


MERCEDES-AMG GLE 63/COUPE – 4,2 s


Como a família e o conjunto são os mesmos, colocamos a dupla GLE no mesmo balaio. Enquanto o SUV de carroceria mais quadrada sai por R$ 625.900, o Coupé está tabelado a R$ 675.900. Eles carregam motor 5.5 V8 biturbo de 557 cv.


Há uma leve diferença na performance. O SUV cupê de design polêmico tem aceleração de 0 a 100 km/h de 4,2 segundos, enquanto o sucessor do ML é 0,1 s mais lento.



BMW X6M – 4,2 s


O BMW X6M também chega aos 100 km/h em 4,2 s a partir da inércia. Inspiração inegável para a concepção do GLE Coupé, o BMW sai por R$ 647.950. O propulsor V8 que emana 567 cv e torque de 77 kgf.m trabalha em conjunto com transmissão automática de oito velocidades.



PORSCHE CAYENNE S – 4,1 s


O SUV mais rápido do Brasil também é o mais caro. O Porsche Cayenne Turbo que acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos é vendido por nada menos do que R$ 904.000. O modelo é também o terceiro mais veloz em todo o mundo, ficando atrás somente de Bentley Bentayga e Tesla  Model X (aceleração de 3,2 s).


O Porsche carrega motor 4.8 V8 biturbo de 570 cv a 6.000 rotações e 81,5 kgf.m entre 2.500 rpm e 4.000 rpm. O propulsor é gerenciado pela uma transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades.



Comentários

Carregar mais