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Os 7 Mustang mais raros da história

Veja versões diferentes e até exclusivas do muscle car da Ford ao longo de mais de cinco décadas de vida

por Redação WM1

Aos 56 anos, o Ford Mustang continua sendo um carro icônico e, de certa forma, exclusivo. É impossível não esboçar qualquer reação ao ver um na rua - ainda mais no Brasil. E ao longo dessas mais de cinco décadas, o famoso muscle car também teve momentos ainda mais exclusivos.
São versões bastante incomuns de diferentes gerações do esportivo da Ford. Tem exemplar com motor central, carro que nem os funcionários da Ford reconheceram e até parceria com a McLaren. Confira os 7 Mustang mais raros da história (com Autología/México).

Mustang Station Wagon - 1966


Esta "versão familiar" foi um projeto da Ford na tentativa de entrar com seu esportivo no mercado europeu. Na verdade, a station do Mustang estava mais para uma Shooting Brake, porém, jamais se tornou realidade.

Alguns protótipos foram criados - como o da foto -, mas a perua jamais ganhou vida devido a sua proposta, que ia contra a essência do próprio esportivo.
Curioso é que algumas empresas independentes e customizadores fizeram peruas inspiradas nos protótipos e esses modelos podem ser vistos em eventos de carros clássicos nos EUA.

Mustang Mach 2 - 1967

O Camaro sempre foi considerado o arquirrival do Mustang, mas em várias fases a Ford seguiu os passos de outro esportivo da Chevrolet: o Corvette. Só isso para explicar o Mach 2, um dos projetos mais secretos da marca nos anos 1960.

O modelo tinha motor central, carroceria de fibra de carbono e um visual muito mais de cupê arrojado do que de muscle car. Contudo, foi outro exemplar do Mustang que foi engavetado, após alguns protótipos e pré-séries serem feitos.
Curioso é que era tão sigiloso que muita gente na Ford sequer sabia da existência do modelo. Recentemente, funcionários da marca encontraram fotografias Mach 2 e não conseguiram reconhecer o modelo - e, acredite, tiveram de pedir ajuda ao público para identificar o protótipo.

Mustang Milano - 1970


Apresentado como carro-conceito no Salão de Chicago de 1970, o Milano dava a senha de que a Ford queria deixar o Mustang mais aerodinâmico. O carro tinha capô longo e era mais parrudo, especialmente na frente, que era bastante larga. Além disso, tinha uma porta traseira inteiriça.

O Milano ficou só no conceito e não inspirou a geração seguinte do Mustang. Porém, pode-se dizer que é um dos modelos mais famosos desta lista. Serviu de base para o Falcon XB australiano, uma das estrelas do primeiro filme da série "Mad Max", protagonizado por Mel Gibson nos anos 1980.

Mustang RSX Ghia - 1979

Esse Mustang foi encomendado especialmente ao estúdio italiano preferido da Ford: Carrozzeria Ghia. A ideia do fabricante estadunidense era desenvolver um carro para disputar provas de rali.

A sigla RSX vem daí: Rally Sport eXperimental. Tão experimental que em nada lembrava um Mustang. Tinha portas futuristas feitas de acrílico e desenho mais retilíneo - além da tampa traseira inteiriça com lanternas que percorriam toda a parte de trás e se estendiam nas laterais.

Sob o capô, usava motor de 2.3 de quatro cilindros combinado com um câmbio manual de quatro marchas. Ficou só na experiência também: o RSX Ghia só existiu como carro-conceito.

McLaren Mustang - 1981

Esse, sem dúvida, pode ser considerado o Mustang mais raro da história. Isso porque apenas 10 modelos saíram da fábrica fruto desta parceria com a McLaren.

O Mustang McLaren nasceu fruto de uma meta da Ford de tornar seu novo novo motor turbo de quatro cilindros mais adequado ao esportivo. A ideia era usar a expertise do fabricante britânico nas pistas para criar um modelo especial para as ruas.

No modelo, o motor gerava 190 cv e 24 kgf.m de torque. Fazia o 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, algo louvável para a época. Contudo, as baixas vendas encerraram a meta de fazer 249 unidades.

Mustang Mach 3 - 1992

Outro que parece ter bebido na fonte do Corvette - pelo menos no estilo. O Mach 3 foi um conceito de Mustang dos anos 1990 que trazia características até então inéditas ao esportivo.

Com para-brisa baixo e apenas dois lugares, trazia carroceria com elementos bastante arredondados, faróis ovalados que pareciam "vesgos" e lanternas em filetes horizontais. O motor era um V8 4.6 turbo de 450 cv, que prometia fazer o roadster chegar a 300 km/h.

O Mach 3 também ficou só na promessa. Porém, muito do estilo da quarta geração do Mustang, lançada em 1994, foi inspirado neste conceito.
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Mustang Mach-E - 2019

O mais novo da lista acabou de chegar, pode ser que não seja raro, mas sem dúvida é o mais improvável e radical da história do Mustang. Trata-se de uma versão SUV do esportivo, que, pela primeira vez, usará motor elétrico.

Apresentado em 2019 pela primeira vez na Europa, o Mach-E oferece modos de condução que calibram suspensão, direção, controle eletrônico de estabilidade e a tração nas quatro rodas. O SUV elétrico promete autonomia de até 600 km e já está em pré-reserva no continente.

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