Abaixo, escalamos - em ordem alfabética, de acordo com o nome das marcas - tudo o que deve ser lançado no Brasil este ano na categoria. Se por acaso sua marca preferida não aparecer na nossa lista, é bem possível que ela não tenha algo tão grande planejado para 2025.
Carros de luxo que chegarão este ano
Audi
A marca alemã tem três SUVs no radar, como noticiamos na reportagem sobre SUVs, e outras três novidades esperadas na categoria de hatches e sedãs: o A3 com novo visual, lançado lá fora há quase um ano; e as novas gerações do A5 e do A6.Lembrem-se: a nomenclatura dos carros da Audi mudou. O novo A5 será o substituto oficial do antigo A4. O Audi A6, conforme a nova orientação, será totalmente elétrico. A6 e-tron, portanto. Outro carro no radar para ser importado esse ano. Então podemos esperar pelos novos A3, A5 e A6.
BMW
A conterrânea da Audi terá um ano menos agitado do que 2024, temporada em que fez várias - e grandes - movimentações. Além do SUV X3, já citado na outra reportagem, a marca também planeja lançar no país as atualizações do Série 1 e do Série 2 Gran Coupé, ambos apresentados lá fora no ano passado.Denza
A divisão de luxo da BYD vai "adaptar" carros de outras linhas premium da empresa na China, como YangWang e FangChengBao, para chegar forte no segmento premium, com vários lançamentos.São eles: Denza Bao 5, Bao 8 e U8 (todos SUVs), Denza D9 (minivan) e Denza Z9 (shooting brake, embora também tenha outros tipos de carroceria). Já falamos sobre os SUVs - clique aqui para ver.
A Denza D9 (lá fora ela é Denza, mesmo) é uma minivan híbrida de sete lugares com foco no transporte de luxo. Já o Z9 pode ser um sedã, mas originalmente é uma shooting brake - tal qual a rival da Zeekr, a 001 - que pode ser híbrida plug-in ou 100% elétrica. Por aqui, também seria rival de Porsche Panamera e da Taycan Cross Turismo.
Ford
Apesar de preço e proposta serem relativos, não temos como deixar o Mustang de fora do segmento de luxo - pelo menos aqui no Brasil, onde é vendido por mais de R$ 500 mil.A Ford, vale lembrar, terá uma série de novidades esse ano (dez no total), incluindo versões da toda-poderosa F-150, que já citamos na reportagem sobre picapes.
Aqui, entre os carros de luxo, nosso foco será o Mustang, que em 2025 será oferecido com motor V8 e câmbio manual pela primeira vez em nosso mercado. A marca ainda não revelou detalhes, mas a nossa expectativa é de que a nova versão custe menos que os atuais R$ 529 mil cobrados pelo muscle car com câmbio automático.
Wey
A divisão de luxo da GWM se prepara para estrear no Brasil com o SUV 07, já lembrado na reportagem de utilitários. O Wey 07 é um SUV grande, híbrido plug-in de seis lugares, (2+2+2) e movido por um motor 1.5 turbo a gasolina unido a dois elétricos, um na frente e um na traseira.Na combinação, são 516 cv de potência e 95,1 kgf.m de torque, números capazes de fazê-lo acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.
Visualmente, tem grade ampla e faróis em LED estilizados, perfil aerodinâmico e espaço traseiro gigante - como um Cadillac Escalade. As rodas de liga leve de aro 20 polegadas reforçam o aspecto de luxo do utilitário.
Hyundai
Um dos SUVs listados como novidade da Hyundai para o mercado nacional é o novo Santa Fe, utilitário de luxo que voltará a ser importado esse ano e ficará posicionado abaixo do Palisade, outro modelo premium da empresa oferecido por aqui.Essa é a quinta geração do Santa Fe na história. De visual polêmico, especialmente na traseira, o SUV tem design que, de acordo com a marca, foi "moldado pelas últimas tendências para aventureiros".
Kia
Assim como o Hyundai Santa Fe, outro SUV eletrificado com bastante espaço para passageiros que chegará ao mercado este ano é o Kia EV9.O modelo já foi até mostrado pela marca no país - em um evento de carros clássicos no interior de São Paulo, ao lado do SUV EV5. O EV5, por sinal, já veio - no final de agosto de 2024.
Este ano, é a vez do EV9, um claro modelo do segmento premium. A Kia ainda pretende lançar um sedã em 2025, o K4, mas isso é assunto para outra oportunidade.
Mercedes-Benz
A quadra alemã de marcas de luxo (Audi, BMW, Mercedes e Porsche) tem grandes novidades para o Brasil em 2025. A Mercedes-Benz se prepara para trazer o novo Classe G e sua versão 100% elétrica, chamada de EQG - conforme divulgamos na reportagem sobre SUVs.Mas não é só isso: a marca ainda se aquece para lançar a atualização de um superesportivo. É o AMG GT, que vai ter atualizações em desenho e mecânica, que ganhará conjunto híbrido. O nome oficial da brincadeira será AMG GT 63 S E Performance.
Porsche
A Porsche renovou quase toda sua linha recentemente - portanto 2025 será de poucas novidades. Mas as que estão no radar terão grande impacto.Falamos do 911 GTS, versão mais endiabrada do maior clássico da história da empresa; e do Taycan Turbo GT, mais uma configuração feita para espantar quem não curte carro elétrico.
Volvo
Apesar de só vender SUVs, e de estes já estarem na lista da outra reportagem, não temos como deixar de listar a dupla de novidades que a marca sueca planeja trazer ao Brasil em 2025.O EX90 é um SUV de sete lugares considerado a versão 100% elétrica do XC90. Este, por sua vez, deverá receber este ano sua maior atualização desde que essa geração foi lançada, em 2015.
Comentários