Os híbridos plug-in mais "baratos" do Brasil

Saiba quais modelos figuram no pódio dos carros que combinam motor a combustão e recarga na tomada

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Lucas Cardoso
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Os carros híbridos plug-in são os modelos mais próximos da proposta de eletrificação total no mercado de automóveis, mas que ainda oferecem o sistema tradicional a combustão. São alternativas àqueles que não se sentem confortáveis em ter um carro 100% elétrico, seja por não confiar ainda na infraestrutura de abastecimento, por buscar autonomia que esses modelos ainda não alcançam ou pelo preço.

Pois é, apesar de ser considerado um degrau entre o carro elétrico e os modelos convencionais, os carros com sistema híbrido plug-in tem preços menos competitivos do que alguns elétricos ou híbridos convencionais (sem o carregamento por tomado) - tanto que não há nenhum modelo com esse sistema entre os cinco eletrificados mais baratos do nosso mercado.

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No nosso mercado, por exemplo, até há pouco tempo, apenas marcas premium ofereciam modelos com esse padrão, onde há motor a combustão, elétrico e a possibilidade de recarga das baterias via tomada.

Dada a sua exclusividade, fizemos uma lista com os três modelos mais baratos desse segmento e pontuamos as suas principais características. Um desses modelos chegou a pouco tempo, o Jeep Compass 4Xe, mas vamos começar com a alternativa mais "em conta".

Os carros híbridos plug-in mais baratos do Brasil

Mini Cooper Countryman

O primeiro da lista, ao preço de R$ 274.990, é o Mini Cooper S Countryman ALL 4, na versão Exclusive. É a alternativa com menor preço dentre os modelos disponíveis e conta com dois motores: um elétrico, de 88 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque, instalado na traseira e um a combustão 1.5 turbo, que rende 136 cv e 22,4 kgf.m.

Combinados, os dois motores geram 224 cv e 39,3 kgf.m de torque. O conjunto vai combinado com câmbio automático de seis marchas e a tração é integral. A autonomia das baterias permite ao Mini rodar por até 57 km, apenas com o sistema elétrico. No 0 a 100 km/h, o hatch leva 6,8 s.

Em dimensões, o Countryman híbrido tem espaço interessante com 2,67 metros de entre-eixos e 405 litros de capacidade no porta-malas.

Com 2,67 metros de comprimento, o Mini Cooper Countryman tem porta-malas para 405 litros
Crédito: Divulgação
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Compass

A segunda alternativa plug-in mais em conta no Brasil é o Jeep Compass S 4xe. Lançado no início de abril, o SUV tem preço definido em R$ 360.887. A motorização é formada pelo 1.3 turbo GSE T270 a gasolina, que rende 180 cv e 27,5 kgf.m e por mais dois motores elétricos.

A dupla tem divisão de tarefas: o primeiro, instalado no eixo dianteiro, responsável por dar suporte ao motor a combustão, e o segundo que gera potência montado no eixo traseiro. Esse último tem potência de 60 cv e torque de 25,5 kgf.m. Combinados, os dois entregam 240 cv e 47,9 kgf.m de força para as quatro rodas, com sistema de tração integral.

O Jeep Compass S 4xe tem três motores, dos quais dois são elétricos e um, a combustão
Crédito: André Deliberato/WM1
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Assim como no Mini, o sistema de transmissão do Jeep também é de seis marchas, do tipo conversor de torque. Sua autonomia no sistema elétrico, contudo, é inferior e o permite rodar por apenas 44 km sem consumo de combustível.

O tempo de recarga do sistema na tomada é de 1h40 em uma wallbox ou em 4h, quando plugado a uma tomada convencional (220V). O consumo do Jeep Compass híbrido é de 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l no perímetro rodoviário. O tamanho do Compass é o mesmo das demais versões. Tem entre-eixos de 2,64 metros e seu porta-malas leva até 420 litros.

BMW 330e

A lista termina com o sedan BMW 330e M Sport, que custa R$ 374.950. O modelo plug-in com pegada esportiva traz motor 2.0 turbo a gasolina, de 184 cv de potência e torque de 30,6 kgf.m, além de outro elétrico, que rende mais 113 cv e 27 kgf.m. Juntos, eles entregam 292 cv e 42,8 kgf.m.

O 0 a 100 km/h do BMW é feito em impressionantes 5,8 segundos, tempo menor até se  comparado ao da versão a combustão 320i (7,1 s). O desempenho é obtido com ajuda do sistema de transmissão automático de oito marchas e a força jogada na traseira.

Versão híbrida do BMW série 3 tem desempenho esportivo superior ao oferecido pela opção tradicional
Crédito: Divulgação
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A autonomia das baterias do sistema elétrico permite ao bávaro rodar até 66 km, a uma velocidade de até 140 km/h. Graças ao conjunto, o consumo de combustível do sedan chega a 23,8 km/l na cidade e vão aos 26,8 km/l na estrada.

Para acomodar bem os passageiros, o BMW entrega entre-eixos de 2,85 metros, mas o porta-malas não é dos maiores, são apenas 385 litros.

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