Parcelamento de multas por PCDs pode virar lei

Dedicado aos motoristas com deficiência, benefício é tema de Projeto de Lei analisado por deputados

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Parcelamento de multas por PCDs pode virar lei
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os motoristas PCDs podem ter um novo benefício em breve. Isso porque, um Projeto de Lei (PL) analisado pela Câmara de Deputados prevê o parcelamento de multas de trânsito para as pessoas com deficiência.

De acordo com o texto, os motoristas responsáveis pela pessoa com deficiência também terão direito ao benefício do parcelamento.

O parcelamento vale para veículos registrados no estado da multa. Para carros de outros estados, será necessário um convênio entre os órgãos de trânsito.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Qual é o caminho até o PL virar lei?

O PL 451/24 segue em análise nas comissões de Cidadania, Constituição e Justiça, Defesa dos Direitos das PCDs, Finanças e Tributação, e Viação e Transportes.

Após as comissões, o PL será votado na Câmara. Se aprovado, segue para o Senado e, depois, para sanção ou veto do Presidente da República.

Carro Pcd F2
Alguns estados já permitem o parcelamento de multas para todos os motoristas
Crédito: Reprodução
toggle button

O parcelamento já existe para todos os perfis de motoristas?

Vale dizer que alguns estados já permitem o parcelamento de multas para todos os motoristas, mas esse serviço é feito por empresas financeiras terceiras.

Essas companhias ficam responsáveis por apresentar os planos de pagamento dos débitos em aberto, o que pode incluir custos adicionais, como os juros do parcelamento.

Quais multas não podem ser parceladas em nenhum dos cenários?

Existem alguns critérios para que a penalidade se enquadre nessa condição de pagamento. O primeiro é que as multas não podem estar vencidas, uma vez que em atraso esses débitos se transformam em dívida ativa.

As infrações cometidas fora do estado onde o veículo foi registrado também não podem ser enquadradas nessa modalidade.

Veja mais

    Comentários